Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Restart é o grande vencedor do VMB 2010

Grupo levou os cinco prêmios a que concorria e foi vaiado pelo público da premiação, realizada na quinta, 16, em São Paulo

Por Patrícia Colombo e Stella Rodrigues Publicado em 17/09/2010, às 13h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restart conquista prêmio de artista do ano no VMB 2010 - Marcos Issa/Argosfoto
Restart conquista prêmio de artista do ano no VMB 2010 - Marcos Issa/Argosfoto

É, o colorido está na moda e na música. Na noite desta quinta, 16, o Video Music Brasil chegou a sua 16ª edição, em evento realizado no Credicard Hall, novamente com Marcelo Adnet como apresentador. Como os grandes vencedores da noite, os garotos do Restart levaram o prêmio nas cinco categorias a que concorriam, provando que são, de fato, detentores de uma grande "família" - comprovada pelas inúmeras fãs adolescentes que gastaram as impressões digitais na hora de clicar e votar no grupo para o evento.

O quarteto arco-íris deve temer a cândida, mas quem os teme mais é uma boa parte do público, que incansavelmente vaiou a banda nas aparições dos integrantes no palco, em busca dos troféus. O Restart levou as categorias pop, artista do ano, hit do ano (com a faixa "Levo Comigo"), revelação, clipe do ano (com o vídeo de "Recomeçar"). A votação da premiação é aberta ao público e a impressão que inevitavelmente se tem é: leva quem possui mais fãs com tempo livre para votar. Disputa de grupo com grupo, fã-clube com fã-clube. Ou seja, "uma puta falta de sacanagem" com demais artistas que acabam nem tendo chance de dar uma pisadinha no palco para celebrar a premiação da MTV brasileira.

Premiação

Além dos quadros de humor de Adnet - que foram de um vídeo dele como um político irônico a uma paródia do estereótipo que cerca os VJs da casa desde os primórdios (linguagem jovem, pé direito apoiado no tablado e roupas descoladas) - a noite, sem grandes novidades, contou com algumas participações inusitadas. Ronald Rios e Larissa Riquelme apresentaram a primeira categoria, show do ano (que teve o NX Zero como vencedor). O duo norte-americano 3OH!3 depois anunciou o show do Fresno e, posteriormente, Raul Gil lamentou não poder resgatar sua juventude antes de citar os indicados à categoria de clipe do ano - um momento meio "aham, Raul, senta lá no banquinho". A doce Palmirinha, no entanto, foi um dos destaques da noite ao ser ovacionada quando entrou junto aos Colírios da revista Capricho para apresentar o show do Capital Inicial.

Como já citados acima, o Fresno e o grupo capitaneado por Dinho Ouro Preto foram duas das bandas que se apresentaram na noite. Otto também subiu ao palco, assim como alguns integrantes do Glória, Hevo 84, Replace e Fake Number, que homenagearam as duas décadas da emissora no Brasil. O anúncio da apresentação ficou a cargo dos ex-VJs Thurderbird e Sabrina Parlatore. Aquele que era considerado o show surpresa, não foi tão inesperado assim: Restart (logo no início da premiação), em apresentação realizada na Praça Victor Civita. O encerramento da noite ficou por conta da Gaiola das Cabeçudas, uma sátira às funkeiras Gaiola das Popozudas, criada para o programa Comédia MTV, cuja faixa cita nomes de diversos pensadores e filósofos famosos. Para tal, foi convidada a própria Valeska Popozuda, líder do grupo carioca. Em clima de humor, a noite se deu por encerrada. "O que nos resta agora é ir pra festa", cantaram os humoristas, encabeçados por Adnet.

Ok Go

O Ok Go pode não ser uma das bandas mais famosas do planeta, mas ganhou certa notoriedade no meio musical por seus sempre criativos clipes. Neste ano, a MTV Brasil convidou os norte-americanos para representarem a gringa no evento. E eles, claro, toparam. "[O VMB] é mais relevante. Parece que as pessoas ligam de fato aqui", disse o vocalista Damian Kulash sobre suas impressões acerca do evento. "E fico feliz de saber que exista uma premiação desse porte, sabe? Fico feliz de saber que a cultural musical pode ser local. É a pior coisa ir para outro país e ver que lá só ligam para os Estados Unidos. A música lá é uma merda."

Quanto à empolgação para tocar pela primeira vez no país, Kulash não economizou nas palavras. "Há dez anos, se uma banda como a nossa quisesse vir ao Brasil, teria que ir para uma grande gravadora, seria um processo corporativo complicado", afirmou. "Nossos fãs são todos da internet, então não temos a chance de conhecê-los sempre. E quando vamos a um lugar novo, como o Brasil, é incrível. Tivemos a chance de ver pessoas com quem temos conversado pela web há anos." A banda subiu ao palco no sexto bloco da premiação, e a faixa escolhida foi "This Too Shall Pass", que integra o mais recente álbum Of the Blue Colour of the Sky. Cada integrante trajou um terno de uma cor, Damian Kulash circulou bastante pelo palco durante o show e o grand finale ficou por conta do bom e velho jato de papel picado.

Confira abaixo os indicados a cada uma das categorias e, em destaque, os vencedores:

Artista do ano

Otto

Fresno

Restart

Nx Zero

Sandy

Pitty

Mallu Magalhães

Capital Inicial

Skank

Arnaldo Antunes

Clipe do ano

Skank - "Noites De Um Verão Qualquer"

Mombojó - "Pa Pa Pa"

Nx Zero - "Só Rezo"

Mallu Magalhães - "Shine Yellow"

Marcelo D2 (c/ Zuzuca Poderosa e DJ Nuts) - "Meu Tambor"

Capital Inicial - "Depois Da Meia-Noite"

Vespas Mandarinas - "Sem Nome"

Diogo Nogueira - "Tô Fazendo a Minha Parte"

Restart - "Recomeçar"

Cine - "A Usurpadora"

Show do ano

Otto

Pitty

Arnaldo Antunes

Capital Inicial

Nx Zero

Hit do ano

Restart - "Levo Comigo"

Nx Zero - "Só Rezo"

Skank - "Noites De Um Verão Qualquer"

Sandy - "Pés Cansados"

Pitty - "Fracasso"

Revelação

Restart

Hori

Hevo 84

Replace

Karina Buhr

Aposta

Flora Matos

The Name

Apanhador Só

Unidade Imaginária

Thiago Pethit

Aposta internacional

Janelle Monáe

Darwin Deez

School of Seven Bells

Big K.R.I.T.

Toro y Moi

Rock

Pitty

Capital Inicial

Glória

Nx Zero

Strike

Pop

Mallu Magalhães

Sandy

Fresno

Lulu Santos

Restart

MPB

Otto

Diogo Nogueira

Céu

Cidadão Instigado

Lucas Santtana

Rap

Kamau

Ogi

Rincon Sapiência

Lurdez da Luz

MV Bill

Música eletrônica

Gui Boratto

Killer On The Dancefloor

Zemaria

Database

Boss in Drama

Artista internacional

Paramore

Black Eyed Peas

Green Day

Justin Bieber

Tokio Hotel

Jay-Z

Ke$ha

Katy Perry

Lady Gaga

Beyoncé

Webstar

PC Siqueira

Felipe Neto

Mystery Guitar Man

Katylene

O Criador

Webhit

Cala Boca Galvão - Save Galvão Birds Campaign

Justin Biba - Paródia Justin Bieber (Música "Baby")

Puta Falta de Sacanagem

Zeca Camargo bocejando no Fantástico (06/06/2010)

Dunga em Um Dia de Fúria!

Game

God Of War III

Super Mario Galaxy 2

Batman Arkham Asylum

Red Dead Redemption

Call of Duty: Modern Warfare 2