Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Retrospectiva 2008

Relembre, clicando nos itens em negrito, os principais acontecimentos da música e do entrenimento durante o ano, em notícias publicadas no site da Rolling Stone Brasil

Da redação Publicado em 26/12/2008, às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

JANEIRO

Radiohead no topo

Em 2007, o Radiohead deu o que falar ao lançar o álbum In Rainbows (aquele em que o fã pagava qualquer valor - inclusive nada - pelo download). Pois mesmo com essa opção, a versão física foi muito bem sucedida no início de 2008: o álbum chegou ao topo das paradas na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Morre Heath Ledger

Cerca de três anos depois de ganhar notoriedade com o filme O Segredo de Brokeback Mountain e estar em evidência no mercado cinematográfico hollywoodiano, o ator Heath Ledger foi encontrado morto em seu apartamento, em Nova York. Causa: uma overdose de medicamentos. Heath faleceu antes de ser glorificado por seu papel como Coringa, em Batman - O Cavaleiro das Trevas. O ator recebeu uma indicação póstuma ao Globo de Ouro. Saiba mais.

FEVEREIRO

Amy Winehouse leva cinco estátuas no Grammy

Às voltas com problemas com drogas e visivelmente abalada pela prisão do marido, Amy Winehouse foi consagrada no Grammy 2008, com cinco prêmios, inclusive o de música do ano, por "Rehab". Sem poder entrar nos EUA por problemas em seu visto, a cantora fez uma apresentação via satélite.

Tropa de Elite leva Urso de Ouro

Depois de ter sido chamado de "fascista" na Alemanha e de ter recebido críticas ácidas de importantes veículos internacionais, o filme Tropa de Elite, de José Padilha, surpreendeu ao levar o Urso de Ouro, no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

MARÇO

Madonna entra para o Hall da Fama

Com 25 anos de carreira e prestes a lançar seu décimo disco, Madonna, a Rainha do Pop, entrou para o Hall da Fama do Rock n' Roll , apadrinhada por Justin Timberlake. Em homenagem à diva, Iggy Pop fez um cover de "Ray of Light".

Queen lança novo disco

Com Paul Rodgers nos vocais, o Queen lançou The Cosmos Rocks, primeiro álbum de inéditas em 13 anos. A banda mostrou o trabalho (e antigos sucessos) no Brasil em shows no Rio e em São Paulo, em dezembro.

ABRIL

Mariah Carey supera Elvis

Com a música "Touch My Body" cantora chegou ao primeiro lugar na parada de singles da Billboard pela décima oitava vez, batendo o recorde de Elvis Presley. Agora, Mariah só está atrás dos Beatles, que emplacaram 20 singles no topo da lista.

João Gilberto no Brasil

Após dez anos fora, o "inventor" da bossa nova voltou ao país para comemorar os cinqüenta anos do gênero com shows em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador.

"Mutantes Depois"

O Mutantes, agora só com Sérgio Dias como integrante original, mostra sua música inédita.

MAIO

Sandra Corveloni é melhor atriz em Cannes

Brasileira de 43 anos, estreante no cinema, levou o prêmio francês por seu papel em Linha de Passe, filme de Water Salles e Daniela Thomas, deixando para trás Catherine Deneuve e Angelina Jolie

JUNHO

Música de graça

Gravadora Trama lança o projeto ÁlbumVirtual, que oferece o download de álbuns (inclusive capa e ficha técnica) gratuitamente. Depois de Tom Zé, o serviço ainda disponibilizou os discos mais recentes de Cansei de Ser Sexy e Ed Motta, além da estréia fonográfica dos cuiabanos do Macaco Bong.

JULHO

Gilberto Gil sai do Ministério da Cultura

Na pasta desde o primeiro mandado de Lula, Gil deixou o cargo para se concentrar na música. Juca Ferreira, ex-secretário-executivo da Cultura, assumiu o posto.

AGOSTO

Novo de Zé do Caixão

Encarnação do Demôniofechou a trilogia do mestre brasileiro do terror. O longa, que levou quase quatro décadas para sair do papel, conquistou o prêmio de melhor filme no I Festival de Cinema de Paulínia.

Madonna no Brasil

Depois de muita especulação, a produtora Time for Fun confirmou dois shows da cantora no país. Ainda seriam agendadas mais três datas, com muitos problemas nas vendas de ingressos - pela internet e na bilheterias. Para completar, entradas para todos os setores começaram a ser revendidas depois do anúncio de que estavam esgotadas.

Morre Dorival Caymmi

Cantor e compositor faleceu devido a uma falência múltipla dos órgãos, aos 94 anos. Mais de 700 pessoas compareceram ao velório, e inúmeros artistas se pronunciaram em homenagem ao criador das canções "Rosa Morena" e "Maracangalha".

50 anos de Bossa Nova

Shows de João Gilberto, João Donato e a união inédita de Roberto Carlos e Caetano Veloso nos palcos marcaram os 50 anos do estilo musical. Especialistas no gênero falam sobre a importância das comemorações.

SETEMBRO

Morre Waldick Soriano

Ícone do "romântico brega" faleceu aos 75 anos, devido a um câncer de próstata. Waldick foi o objeto do documentário Waldick, Sempre no Meu Coração, dirigido pela atriz Patrícia Pillar, fã declarada do músico.

Morre tecladista do Pink Floyd

Rick Wright, 65, faleceu após "breve batalha contra o câncer", segundo família. Um dos fundadores da banda, músico foi demitido após a gravação do disco The Wall, de 1979.

Músicos fazem show pró-Obama

Nos Estados Unidos, show de Bruce Springsteen com Billy Joel teve ingressos que custavam até US$ 10 mil, em prol da campanha do democrata, eleito dois meses depois com o apoio de grande parte da classe artística norte-americana.

OUTUBRO

Bloc Party faz playback em show da MTV

Banda inglesa paga o mico musical de 2008, sendo vaiada, enquanto Chitãozinho & Xororó são ovacionados ao cantar o hit "Evidências", da década de 90.

Lula baixa músicas na internet

Em primeira entrevista coletiva concedida a portais online, presidente defendeu que "a internet é o extravasamento da liberalidade do ser humano".

Britney bate recordes

Clipe de "Womanizer", primeiro single do álbum Circus, contabilizou número recorde de acessos em apenas dois dias. Além disso, música pulou da 96ª posição para o topo da parada da Billboard em apenas uma semana.

Black Ice é nº1 em 29 países

Primeiro álbum de inéditas do AC/DC em oito anos vendeu cerca de 5 milhões de cópias em menos de duas semanas de lançamento. Foi a segunda vez que um disco da banda de Angus Young chegou ao topo da parada britânica - a primeira foi há quase três décadas.

Beatles terão game próprio

Muita especulação se passou até o anúncio da MTV Music sobre a produção de um game exclusivo dos Beatles. Segundo empresários, acordo com administradora dos direitos dos Fab Four foi "o maior passo [da franquia Rock Band] até agora".

NOVEMBRO

Artistas celebram vitória de Obama

Candidato democrata venceu o republicano John McCain nas eleições presidenciais, nos EUA, para alegria da classe artística norte-americana. Muitos músicos se expressaram em comemoração, entre eles Will.I.Am, que lançou um clipe, Nas, que gravou uma música, e Kanye West, com mensagem em site.

Britney é a artista do ano no EMA

Britney, o retorno: depois de ser o destaque do VMA, com três prêmios, cantora ganha o principal prêmio da MTV européia.

Aretha Franklin é a número um

Pesquisa da Rolling Stone EUA a elege como a melhor cantora de todos os tempos..

Radiohead confirma que vem ao Brasil

Depois de certa turnê na América Latina, banda de Thom Yorke acerta shows em São Paulo e no Rio de Janeiro em março de 2009.

Chinese Democracy bate recorde no MySpace

Novo do Guns N" Roses foi disponibilizado na íntegra para audição, poucos dias antes do lançamento. Em 24 horas, média foi de 25 acessos á página por segundo.

Tom Zé chama Caetano para "briga" intelectual

Em show em SP, cantor disse que "o Brasil de Caetano e o meu não são o mesmo", trazendo à tona debate travado pelos cantores em blogs.

Meia-entrada é restringida por Senado

"Projeto de lei" que pede cotas de 40% de vendas de ingressos para estudantes é aprovado no legislativo.

DEZEMBRO

Madonna se apresenta no Brasil

Fechando a temporada de shows internacionais de 2008, Madonna faz os shows mais aguardados do ano, 15 anos depois de ter tocado no Brasil pela primeira vez.