Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Retrospectiva 2019: 10 discos icônicos que completaram 50 anos

De Beatles a Rolling Stones e Miles Davis, vários álbuns que marcaram a história da indústria fonográfica completaram cinco décadas de idade

Redação Publicado em 26/12/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Abbey Road - The Beatles (Foto 1: Reprodução), Let it Bleed - Rolling Stones (Foto 2: Reprodução) e In a Silent Way - Miles Davis (Foto 3: Reprodução)
Abbey Road - The Beatles (Foto 1: Reprodução), Let it Bleed - Rolling Stones (Foto 2: Reprodução) e In a Silent Way - Miles Davis (Foto 3: Reprodução)

2019 marca o fim de mais uma década em que vários artistas floresceram e inovaram a indústria musical de formas inimagináveis. Além disso, registra o meio século de existência de obras icônicas que perpetuam na história como herança cultural. 

Em 1969, foram lançados os memoráveis discos Abbey Road, dos Beatles, Let it Bleed, dos Rolling Stones e Led Zeppelin, homônimo à banda. Esses além dos projetos nacionais como Gal Costa, Gilberto Gil e Os Mutantes

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath, Metallica, Foo Fighters e mais: os 20 melhores riffs da década, segundo revista [LISTA]

Para celebrar o momento, a Deezer, plataforma global de streaming, separou os 10 discos mais icônicos que completam 50 anos neste ano e levantou alguns dados para entender a dimensão desses projetos e como eles ainda performam. Veja o ranking abaixo: 

+++ LEIA MAIS: Os 100 melhores discos da década de 2010, segundo a Rolling Stone EUA [LISTA COMPLETA]

10. In a Silent Way, Miles Davis

In a Silent Way  dá início à fase "elétrica" do gênio do jazz e é um dos discos mais lembrados do artista. Com mais de 775 mil seguidores na plataforma, o Brasil está como o segundo país que mais ouve o artista. 


09. Gilberto Gil, Gilberto Gil

"Aquele Abraço" foi hino nos anos 1970 e, aparentemente, continua sendo: é a música mais ouvida do disco ‘Gilberto Gil, segundo a plataforma. Além do Brasil, França, Irã, Portugal e Estados Unidos estão entre os países que mais ouvem o artista. 


08. Tommy, The Who

Os fãs de The Who fizeram escola de storytelling já em 1969, com "Tommy", formato inédito de ópera rock que a banda popularizou. Com quase 1,5 milhão de fãs na Deezer, o disco ficou em 8º lugar no ranking de mais ouvido no serviço de streaming. 


07. Os Mutantes, Mutantes

O segundo álbum de uma das bandas brasileiras mais icônicas de rock psicodélico tem "A Minha Menina" como música mais ouvida no streaming.


06. Gal Costa, Gal Costa

Eleita em 2012 como a 7ª voz da música brasileira pela Rolling Stone, Gal Costa foi o primeiro álbum homônimo da carreira e ficou marcado como um ato final da Tropicália. "Baby" é a música mais ouvida pelo público, segundo a Deezer


05. Jorge Ben, Jorge Ben

Com quatro discos da década de 1960, Jorge Ben foi o projeto que liderou o sucesso do artista e o consolidou como referência musical. Com os hits "País Tropical", "Que Pena" e "Charles Anjo 45", o brasileiro acumula mais de 129 mil fãs na plataforma.


04. Nashville Skyline, Bob Dylan

O nono álbum de Bob Dylan, Nashville Skyline, é considerado um dos melhores da carreira. "Lay, Lady, Lay" escrita para o filme Midnight Cowboy, a música é a mais ouvida do disco na plataforma de streaming.

De cinco cidades que mais ouvem o artista, quatro são brasileiras: São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. 


03. Led Zeppelin, Led Zeppelin

Quando Led Zeppelin foi lançado, a banda não imaginou que esse seria o primeiro de uma jornada de 39 anos de carreira. O disco, além de ser o terceiro maior em número de streams da plataforma, possui 3,2 milhões de seguidores. 

"Good Times Bad Times" é a música mais ouvida na Deezer e São Paulo lidera como a capital que mais ouve o grupo. 


02. Let it Bleed, Rolling Stones

O 10º disco da banda britânica foi o último em que todos os integrantes originais participam. Let it Bleed é o segundo disco mais ouvido da plataforma e possui o segundo maior número de fãs com 4,5 milhões. "Gimme Shelter" é a favorita entre os fãs. 


01. Abbey Road, The Beatles

Abbey Road é um dos discos mais famosos da história não só pelas lindíssimas canções mas também pela capa em que todos os integrantes aparecem atravessando uma faixa de pedestre. 

Segundo a Deezer, este é o disco mais ouvido da plataforma e coleciona mais de 5,1 milhões de fãs. Além disso, Abbey Road é o único disco internacional que o Brasil é campeão de audiência. "Here Comes The Sun" é a que mais possui streams. 


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'