Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Retrospectiva 2019: os melhores discos nacionais do ano segundo a APCA

Djonga, Black Alien, Emicida, Pabllo Vittar e Ana Frango Elétrico, veja quais foram os artistas selecionados pela premiação anual

Pedro Antunes Publicado em 23/12/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Black Alien, Emicida, Pabllo Vittar e Djonga (Foto: Roncca / Júlia Rodrigues / Divulgação / Assis176)
Black Alien, Emicida, Pabllo Vittar e Djonga (Foto: Roncca / Júlia Rodrigues / Divulgação / Assis176)

A APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte, se reuniu, na noite desta segunda-feira, 9, para a votação dos destaques do ano de 2019. E o rap dominou as principais categorias disputadas em música popular. 

O trio formado por Djonga, Black Alien e Emicida foi lembrado.

Djonga foi eleito o artista do ano, graças à força do disco Ladrão e aos shows intensos realizados em todo o país ao longo de 2019.

+++ LEIA MAIS: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019

Black Alien teve o álbum Abaixo de Zero: Hello Hell, lançado em abril deste ano, celebrado como o melhor de 2019. Trata-se de um trabalho corajoso, honesto, preciso e belamente produzido por Papatinho, em parceria com o rapper.

+++ LEIA MAIS: Os 25 melhores discos nacionais do 1º semestre de 2019: Djonga, Black Alien e mais

Emicida, que também lançou o poderoso disco AmarElo, foi o vencedor na categoria de melhor show, pela performance catártica no Theatro Municipal de São Paulo, em novembro. "Nos vemos nos livros de história", disse o rapper, na ocasião. 

Nas vitórias além-rap, Beth Carvalho foi homenageada com o Grande Prêmio do Crítica - uma das mais importantes vozes do samba, Beth morreu em abril deste ano.

+++ LEIA MAIS: Os 25 melhores discos nacionais do 1º semestre de 2019: Emicida, Ana Frango Elétrico e mais

Pabllo Vittar, recentemente elogiada pela Rolling Stone EUA, fez igualmente um bom ano e voltou a ser votada pela APCA, desta vez na categoria de clipe do ano, com o vídeo para o futuro hit do verão "Amor de Que". 

Ana Frango Elétrico, a nova sensação indie-hipster-delicinha da música brasileira, foi eleita a revelação do ano. Em 2019, ela lançou o disco Little Electric Chicken Heart,  elogiado no Brasil e por críticos do exterior. 

Na categoria Projeto Especial foi escolhido o Itamar 70, uma série de celebrações aos 70 anos que completaria Itamar Assumpção, ícone da música paulistana. 

Walter Franco foi homenageado in memoriam pelo júri. 

O júri da APCA deste ano, nas categorias de música popular, foi formado por Adriana de Barros (UOL), Alexandre Matias (Trabalho Sujo), José Norberto Flesch (Destak), Marcelo Costa (Scream & Yell), Pedro Antunes (Rolling Stone Brasil) e Tellé Cardim. 

A cerimônia de entrega dos prêmios da APCA será realizada em 17 de fevereiro de 2020, no Teatro Sérgio Cardoso.

Vencedores da APCA em música popular: 

Grande Prêmio da Crítica:
Beth Carvalho

Artista do ano: 
Djonga

Melhor álbum: 
Abaixo de Zero: Hello Hell, do Black Alien

Melhor show: 
Emicida no Theatro Municipal (SP)

Revelação:
Ana Frango Elétrico

Música/Clipe do Ano:
"Amor de Que", Pabllo Vittar

Projeto Especial
Itamar 70 

Homenagem (In Memoriam):
Walter Franco

Votaram: Adriana de Barros (UOL), Alexandre Matias (Trabalho Sujo), José Norberto Flesch (Destak), Marcelo Costa (Scream & Yell), Pedro Antunes (Rolling Stone Brasil) e Tellé Cardim. 


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'