Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Retrospectiva 2019: Tool, Slipknot, John Frusciante: 6 voltas triunfais de bandas e artistas no ano [LISTA]

Quer seja a quebra de um longo período sem discos, quer seja a volta aos palcos, este ano foi ótimo para saudosistas

Redação Publicado em 25/12/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Red Hot Chili Peppers (acima), Tool (abaixo) e Slipknot (direita) ( Foto 1: AP Photo/Alvaro Barrientos; Foto 2: Markus Green/Picture Alliance/dpa/AP e Foto 3: Reprodução / YouTube)
Red Hot Chili Peppers (acima), Tool (abaixo) e Slipknot (direita) ( Foto 1: AP Photo/Alvaro Barrientos; Foto 2: Markus Green/Picture Alliance/dpa/AP e Foto 3: Reprodução / YouTube)

2019 foi um ano produtivo e gratificante para os nostálgicos da música. No período, diversas bandas voltaram à ativa - quer seja encerrando um hiato, reunindo os integrantes, ou lançando um disco depois de anos parado. 

Separamos, abaixo, algumas das voltas que mais nos deixaram felizes - desde o triunfal retorno do Motley Crue com explosão de contratos ao ressurgimento inesperado e acolhedor do My Chemical Romance:

+++ LEIA MAIS: 18 momentos que provam que 2019 foi o ano do metal [LISTA]

Rammstein

Este ano, o Rammstein quebrou um silêncio de 10 anos (desde o lançamento do disco de inéditas Liebe Ist Für Alle Daem 2009) e lançou um álbum de estúdio - chamado Rammsteinou sem título algum, dependendo do país. 

+++ LEIA MAIS: Rammstein, Motley Crue e o fetiche do rock por brinquedos sexuais

A banda foi bem recebida pelo público e pela crítica - exceto quando falamos das críticas que o clipe de “Deutschland” recebeu - a banda foi acusada de usar imagens do holocausto para se promover.


Slipknot

Com o lançamento do disco We Are Not Your Kind, o Slipknot quebrou um hiato de cinco anos sem material novo - e além disso, estreou todo um novo visual, com máscaras, roupas e equipamentos diferenciados.

+++ LEIA MAIS: Corey Taylor vs tudo e todos: 7 momentos polêmicos do vocalista do Slipknot

Não apenas isso: em 2019, também houve a saída de Chris Fehn da banda, depois de quase duas décadas (e em meio a um processo problemático, sujo e briguento) e a entrada do misterioso Tortilla Man (que ninguém sabe, de verdade, quem é).


Tool

Demorou - demorou demais - mas em 2019 o Tool apresentou um novo disco depois de 13 anos de espera! Isso, é claro, depois da banda prometer por alguns anos que o faria. Por isso, ninguém realmente prestou muita atenção (aquela história de Pedro e o Lobo) até ver Fear Inoculum finalmente lançado.

+++ LEIA MAIS: Vocalista do Tool se transforma em Thanos para sacanear Taylor Swift após vitória nas paradas; veja

Além disso, a banda também aproveitou para se “atualizar” e entrar finalmente na era digital ao disponibilizar todos os discos anteriores nos serviços de streaming.


Motley Crue

Quando a banda resolveu se aposentar dos palcos em 2015, todos os integrantes assinaram um contrato que dizia que o Motley Crue só voltaria se todos eles estivessem de acordo com isso. E isso aconteceu em 2019, no mesmo ano em que The Dirt, cinebiografia da banda, fez sucesso absoluto.

+++ LEIA MAIS: As 10 histórias mais doidas do Motley Crue: loucuras com Ozzy Osbourne e fogo no hotel

A banda fez um vídeo no qual explodiram esse contrato - e anunciaram shows para 2020.


My Chemical Romance

Desde que o My Chemical Romance se separou em 2013, nenhum dos integrantes deu indício qu haveria um retorno. Pelo contrário - seguiram a vida normalmente, e Frank Iero inclusive veio ao Brasil com projeto solo este ano.

+++ LEIA MAIS: As 9 melhores músicas do My Chemical Romance - depois de 9 anos de espera pelo retorno da banda

Portanto imagina a surpresa quando um dia, aleatoriamente, a banda usou o Twitter para anunciar um show em 2020 (e depois mais uma data em Tokyo). E foi só isso, mesmo - por enquanto.


John Frusciante

Este é um one man show, e não um retorno de banda, como o resto desta lista. Mas, mesmo assim, ainda é impressionante: John Frusciante anunciou nesta semana a sua (segunda) volta ao Red Hot Chili Peppers.

+++ LEIA MAIS: Drogas, brigas e genialidade: entenda a história de John Frusciante no Red Hot Chili Peppers

Ele substitui Josh Klinghoffer - que, por sua vez, tapou o buraco de Frusciante quando saiu do RHCP em 2009. 

+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'