Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ridley Scott e DiCaprio trabalham em adaptação de Admirável Mundo Novo

Versão para fábula futurista de Aldous Huxley será produzida pela dupla, que poderá assumir direção e papel principal

Da redação Publicado em 06/08/2009, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

A adaptação de Admirável Mundo Novo, do autor britânico Aldous Huxley, entrou na fila de projetos de Ridley Scott e Leonardo DiCaprio. A princípio, diretor e ator estão encarregados de produzir a obra, por meio de suas produtoras, a Scott Free e Appian Way, respectivamente. Mas eles poderão se comprometer, ainda, com a direção (Scott) e com o papel principal (DiCaprio), informou o site The Hollywood Reporter.

Armado na Universal, o projeto vem sido comentado faz tempo por Ridley, que dirigiu o também futurista Blade Runner - O Caçador de Androides. Em entrevistas, o cineasta manifestou interesse em adaptar o livro de Huxley.

Executivos das duas produtoras vêm conversando há seis meses. Com a escolha do roterista Farhad Safinia (de Apocalypto, épico sobre a cultura maia dirigido por Mel Gibson), o projeto ganha fôlego. Mas os passos ainda são curtos: segundo o Hollywood Reporter, a produção ainda está em estágio inicial de desenvolvimento.

Escrito em 1931 e lançado no ano seguinte, Admirável Mundo Novo segue a linha futurista de 1984, do contemporâneo George Orwell. Antecipa discussões como engenharia genética e drogas sintéticas, o livro de Huxley apresenta um futuro em que as emoções são suprimidas com medicamentos. Sob a bandeira da harmonia, a sociedade é dividida em castas, formadas por indivíduos manipulados geneticamente. A tecnologia, portanto, aparece a serviço do autoritarismo - profecia já para os anos seguintes, quando Adolf Hitler e seu governo implementaram técnicas então avançadas de tecnologia para tentar impor a "Alemanha pura", como a eugenia (embrião da engenharia genética).

DiCaprio poderá viver o protagonista Bernard Marx, membro de uma casta considerada inferior e insatisfeito com a realidade que o cerca. O ator, que poderá ser visto em breve na nova parceria com Martin Scorsese, Shutter Island, atualmente filma Inception, de Christopher Nolan.

Pela Appian Way, o ator pretende produzir, no futuro, uma versão gótica da fábula infantil Chapeuzinho Vermelho, noticiou esta semana o site da revista Variety. O roteiro ficaria a cargo de David Leslie Johnson, que assinou o filme de terror A Órfã.

Scott se ocupa, na Inglaterra, com a direção de Robin Hood, com Russell Crowe. Ele também foi associado a um novo filme de Alien, 30 anos após dirigir o primeiro filme da franquia.

DiCaprio foi dirigido pelo cineasta no recente Rede de Mentiras. Juntos, eles também produzem o thriller The Low Dweller.