Pulse

Rihanna enfim anuncia novo disco - e será de reggae

Cantora quer explorar suas origens caribenhas, e convidou diversos artistas jamaicanos para participarem do projeto

Redação Publicado em 20/05/2019, às 14h11

None
Rihanna (Foto: Evan Agostini/Invision/AP)

O novo disco de Rihanna vai ser lançado ainda este ano e promete explorar as origens caribenhas da artista. Neste domingo, 19, a Times’ T Magazine divulgou uma entrevista com a cantora revelando que o principal estilo do álbum, por enquanto chamado de R9, será o reggae.

As declarações confirmam as informações dadas por produtores de Rihanna em julho de 2018, e reavivadas pela cantora em janeiro deste ano. Para a Rolling Stone EUA, afirmaram que estavam recolhendo demos de artistas jamaicanos. Até a data, já tinham mais de 500 faixas de dancehall, subgênero do reggae, enviadas por grandes nomes da música da Jamaica. Dessas, provavelmente 10 seriam selecionadas para o trabalho final.

"Todo artista, todo produtor e todo compositor da Jamaica ou de ascendência jamaicana está trabalhando no [disco de Rihanna] e têm pequenos trechos de créditos de publicação ou produção", disse uma fonte próxima ao projeto. “Eu acho que eles já têm oito músicas, mas os agentes ainda estão pedindo por demos. Eles estão procurando por mais uma música.”

Os planos de Rihanna são se reaproximar da música caribenha e não focar tanto no pop, celebrando assim suas raízes. R9 nasce após a artista testar o terreno com diversas músicas nos últimos anos. Faixas como ”You Da One”, de Talk That Talk (2011), “Man Down”, de Loud (2010) e “Work”, de Anti (2016), já exploraram o reggae e o dancehall.

PartyNextDoor, coautor de “Work”, ainda acrescentou que a infuência do estilo não era o estilo principal, mas funcionou bem como resultado final. “Era para ser uma batida pop. Transformou-se em reggae porque eu cantei em patoá [língua com base no inglês que é falada na Jamaica]”, explicou. Como Rihanna é de Barbados, “culturalmente, ela entendeu na hora”.

Na entrevista recente à Times’ T Magazine, Rihanna falou sobre a probabilidade de convidar os artistas pedidos pelos fãs, como Lady Gaga. “[Acham que vamos cantar juntas], talvez porque ela me seguiu no Instagram. Não tem nada planejado agora, mas não sou contra”. Já uma outra parceria com Drake foi descartada. “Não vejo acontecendo, não para este álbum, com certeza. Não tão cedo” 

+++ [Session RS] Di Ferrero revela qual música criou ao conhecer a esposa Isabeli Fontana