Rita Lee é detida pela polícia em Aracaju

No último show de sua carreira, cantora foi levada à delegacia por ter usado as palavras “cavalo” e “cachorro” para se referir a policiais

redação Publicado em 29/01/2012, às 12h57 - Atualizado às 13h06

Rita Lee
Thais Azevedo

A cantora Rita Lee foi detida na madrugada deste domingo, 29, após o anunciado último show de sua carreira, no Festival Verão Sergipe, em Aracaju. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Primeiro, ao ver policiais, segundo ela, agindo de forma truculenta em meio ao público estimado em 20 mil pessoas, Rita afirmou: "Vocês são legais, vão lá fumar um baseadinho". Posteriormente, ela esclareceu que disse isso porque viu integrantes de seu fã-clube sendo agredidos pela polícia. Depois, quando policiais fizeram uma barreira humana bem à frente do palco, ela citou o fato de ter passado pela Ditadura e usou os termos “filho da puta”, “cavalo” e “cachorro” para se referir aos PMs.

De acordo com a Folha, Rita foi levada logo após o show para a delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência por "desacato e apologia ao crime ou ao criminoso (art. 287 do Código Penal)". Heloisa Helena, vereadora pelo estado de Alagoas, também compareceu à delegacia e testemunhou a favor de Rita. "Todo o ocorrido se deu como uma reação emocional, provocada pela ação truculenta desnecessária", afirmou a cantora no boletim.

Rita Lee foi liberada nesta manhã. O governador Marcelo Déda (PT) apoiou a ação dos policiais, afirmando que não houve justificativa para o comportamento da artista, e que suas palavras poderiam ter incitado uma reação do público contras os PMs.

Habituada ao Twitter, Rita usou a rede para escrever sobre o ocorrido desde antes de ser levada à delegacia: “Polícia dando trabalho p/ mim, quer me prender, embasamento legal ñ há, ñ retiro uma palavra do q disse, o show era meu!”; “Alô twittlawyers, polícia abusiva e abusada, n?o sou obrigada a fazer o q me pedem: ir à delegacia agora, ou amanh? às 9”; “Tô indo p/ a delegacia...a polícia d Aju ñ gosta d mim mas Sergipe gosta, estou dentro do carro, eles estaaoentravv”; “1-Temos registros da vis?o privilegiada do palco 2-Sôlta graças à vereadora Heloísa Helena q estava na platéia e prestou idêntica vers?o <3”, escreveu.

Rita Lee anunciou no fim de semana passado que não fará mais shows.