Robbie Williams compõe faixa em tributo a Michael Jackson

Músico britânico fez parceria com Don Black, "o Pelé das letras", segundo sua definição

Da redação Publicado em 04/08/2009, às 15h14

Robbie Williams compôs canção para prestar homenagem a Michael Jackson - e deu um jeito de enfiá-la, de última hora, em seu novo álbum.

Segundo o jornal britânico The Daily Mirror, o ex-integrante do Take That só comunicou a decisão a chefes da gravadora na semana passada, em reunião para finalizar os detalhes de Reality Killed the Video Star, previsto para outubro. O nome da faixa não foi divulgado.

"Michael Jackson morreu", disse o músico de 35 anos. "É tudo tão triste. Não consegui escrever uma letra para se encaixar em uma das novas músicas, então, quando ele se foi, eu a reescrevi em minha cabeça."

Williams contou com a ajuda de Don Black - letrista que já trabalhou na trilha de vários filmes da franquia James Bond, além de ter coescrito "Ben" para o próprio Michael Jackson. Gravada em 1972, a canção, que recentemente ganhou versão de Fernanda Takai, conquistou um Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar após entrar na trilha do filme homônimo. Williams admitiu ter tido problemas de inspiração. E foi aí que Black entrou em cena. "Nada saía. Don gentilmente chegou e me deu uma mão. E quem é melhor [para isso] do que o Pelé das letras? Estou honrado."

Outro nome envolvido no álbum é Trevor Horn, membro do Buggles. Foi da banda britânica, expoente da new wave e extinta nos anos 80, que Williams tirou inspiração para batizar o novo trabalho - "Video Killed the Radio Star", o clipe mais famoso do grupo, estreou a programação da MTV norte-americana, em 1º de agosto de 1981. Curiosamente, o canal ganhou fôlego com "Thriller", o épico de Jackson lançado poucos meses depois. Como ironiza o título do álbum de Williams, a "realidade matou a estrela do vídeo", categoria na qual Jackson indiscutivelmente se encaixava.

Menos fatalista, o britânico apresentou seu novo álbum: "Meu nome álbum é um matador. Tem o 'velho Robbie', o 'novo Robbie' e outro Robbie que nenhum de nós conheceu!".

O intérprete de "Angel" deverá se apresentar na Arena O2 em data reservada para algumas das 50 apresentações que Jackson faria pela turnê "This is It!", em Londres. Whitney Houston, que também lança álbum este ano, é mais uma convocação para preencher o espaço vago pelo músico morto em 25 de junho, aos 50 anos. Os shows devem acontecer no começo do ano que vem.