Robert De Niro e Spike Lee produzem série sobre região conflituosa de NY

Alphaville retomará passado de Alphabet City, hoje vizinhança de "boa reputação" de Manhattan

Da redação Publicado em 20/09/2009, às 16h42

Robert De Niro e Spike Lee unirão forças para desenvolver a série dramática Alphaville, baseada numa região de Manhattan conhecida como Alphabet City. A parceria será feita com a Showtime, emissora da TV a cabo norte-americana, informou o site The Hollywood Reporter.

O roteiro terá assinatura de John Ridley (Três Reis). Ridley, Lee e De Niro entrarão, ainda, como produtores executivos do projeto.

Lee - cineasta que fez da carreira plataforma de crítica social, em filmes como Faça a Coisa Certa (1989) e Malcolm X (1992) - deve dirigir o episódio-piloto.

O programa para a Showtime não deve se distanciar da linha autoral do realizador: atualmente vizinhança elitizada do East Village, Alphabet City tem passado marcado por caldeirão cultural. O mix de culturas - que envolveu porto-riquenhos, afro-americanos e jovens artistas, entre outros grupos sociais - fez com que a região se tornasse, nos anos 80, imã da típica cultura urbana, com rappers, grafiteiros, dançarinos de rua etc. O revés ficou por conta do tráfico de drogas e da criminalidade crescente.

Dois filmes com Robert De Niro têm a região como pano de fundo: Taxi Driver (1976) e Ninguém É Perfeito (1999). Alphabet City inspirou, também, espetáculos como Rent (peça da Broadway que deu origem ao filme homônimo, em 2005) e Avenue Q (adaptado aos palcos brasileiros este ano, por Charles Möeller e Claudio Botelho).