Robert Plant admitiu que letra de um dos clássicos do Led Zeppelin foi ‘roubada’; entenda

"Bem, você só é descoberto quando é bem-sucedido", disse o vocalista. "Esse é o jogo"

Redação Publicado em 13/02/2020, às 10h19

None
Robert Plant (Foto: Anthony Behar / SIPA via AP)

Há mais de cinquenta anos, o Led Zeppelin criou "Whole Lotta Love", uma das músicas mais duradouras da banda. Contudo, Robert Plant admitiu que parte dela foi "roubada" descaradamente. 

Assim que Jimmy Page criou o riff de guitarra, ele o levou para os outros membros da banda, que foram nocauteados. Mas essa era apenas a faísca de "Whole Lotta Love". A faixa ainda precisava de um arranjo completo e letras que combinassem com a arrogância do riff.

+ LEIA MAIS: Orgasmos, latas de lixo e explosivos: como nasceu o disco clássico Led Zeppelin II

Aparentemente, Plant se baseou - ou copiou - uma música composta por Willie Dixon em 1962, "You Need Love", indiretamente. E não para por aí: o estilo vocal de "Whole Lotta Love" também é emprestado.

No álbum de estreia do Small Faces, em 1966, a banda incluiu uma versão de "You Need Love", chamando-a de "You Need Loving”. Plant, um grande fã do Small Faces, se encantou pelo vocal de Steve Marriott na faixa. O resultado disso foi uma mistura das palavras de Dixon com a interpretação de Marriott sem nenhum crédito. 

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page relembra a morte do ex-baterista do Led Zeppelin 

Em 1990, Plant relembrou a situação. "O riff de Page era o riff de Page", disse ele à revista Musician. "Estava pronto antes de qualquer coisa. Eu só pensei: 'Bem, o que eu vou cantar?"

A filha de Dixon processou o Zeppelin nos anos 1980, mas o caso foi resolvido fora dos tribunais. Os herdeiros de Dixon receberam uma recompensa e o nome de Dixon foi, finalmente, associado à composição de "Whole Lotta Love" (com os quatro membros do Zep, claro).

+++ LEIA MAIS: Robert Plant explica porque não se identifica mais com Stairway to Heaven, do Led Zeppelin

Quanto a Marriott, ele não mediu as palavras. "[Robert Plant] cantou o mesmo [em 'Whole Lotta Love'], disse o mesmo, até as paradas no final foram as mesmas", disse ele. 

No álbum do Small Faces, Marriott e companhia também não creditaram Dixon. Mas eles não eram famosos o suficiente para chamar a atenção de Dixon ou de seus herdeiros. "Bem, você só é descoberto quando é bem-sucedido", disse Plant. "Esse é o jogo."

 


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS