Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Robert Plant lança documentário sobre viagem ao Mali; assista ao primeiro capítulo

Músico filmou toda a turnê pelo país africano em 2003 e dividirá o filme em oito episódios lançados semanalmente

Rolling Stone EUA Publicado em 11/11/2013, às 16h30 - Atualizado às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Plant - Wong Maye-E/AP
Robert Plant - Wong Maye-E/AP

Em 2003, Robert Plant planejou um show no Mali, no Festival in the Desert, ao lado de Ali Farka Touré e da banda Tinariwen. “Foi uma jornada da revelação – uma das experiências mais esclarecedoras e humildes da minha vida”, disse Plant à Rolling Stone EUA. Enquanto estiveram por lá, Plant e a equipe dele filmaram toda a viagem. Agora, uma década depois, o cantor lança o documentário Zirka, que retrata a viagem em oito episódios publicados no YouTube.

Na capa da edição de janeiro, Jimmy Page avalia a trajetória épica do Led Zeppelin com final repentino e trágico – e a sombra que isso ainda projeta sobre a vida dele.

O primeiro episódio, que pode ser visto abaixo, segue Plant em sua viagem para atravessar o território maliano. Ele começa na cidade, assistindo uma dança de rua barulhenta. Depois, o roqueiro cruza o campo, parando no que parece ser um templo e admirando um santuário construído com rifles automáticos abandonados. Por fim, Plant se encontra no deserto, rodeando uma fogueira e cantando, ao lado do astro do blues africano Ali Farka Touré canções de Ben E. King.

Galeria: dez grandes parcerias do rock and roll.

“[A viagem] levou-nos da agitação do nosso mundo para a pátria dos Tuareg, para Sahel, Timbuctoo e, para o norte, em Essakane”, relembra Plant. “Uma viagem que só poderia reforçar o poder e o grande dom da música em circular entre as culturas, partilhando mesmo sem uma língua-comum.”

As dez maiores lendas do Led Zeppelin: verdades e mentiras.

Robert Plant está, atualmente, trabalhando no sucessor de Band of Joy, de 2010. Será possível assistir aos oito episódios no canal de Plant no YouTube ( veja mais aqui), todas as segundas-feiras, durante as próximas oito semanas.

Show: Robert Plant mostra sua peregrinação pelo blues em São Paulo.

Assista aqui ao primeiro capítulo: