Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Robert Redford recebe o prêmio Charles Chaplin por feitos da carreira

Ator, diretor e produtor ganhou a honraria pelas mãos de Barbra Streisand

Redação Publicado em 28/04/2015, às 13h48 - Atualizado às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator Robert Redford - AP
O ator Robert Redford - AP

A Film Society of Lincoln Center homenageou na noite desta segunda-feira, 27, com o prêmio Charlie Chaplin o prolífico ator, diretor e produtor de cinema norte-americano Robert Redford pelo conjunto da obra da carreira.

Em parceria com Robert Redford, o músico Jack White anuncia o projeto American Epic.

Redford, 78 anos, vencedor do Oscar de Melhor Diretor em 1980 por Gente Como a Gente e intérprete de clássicos como Butch Cassidy, Todos os Homens do Presidente e Entre Dois Amores, começou a carreira na década de 1960.

Personagem clássico de Charles Chaplin completa cem anos.

Além dos longas, o artista contribuiu para o meio ao fundar em 1981 o Sundance Institute, organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento do cinema e hoje um dos festivais mais prestigiados dos Estados Unidos.

“É uma empresa criativa, exatamente como arte, como pintura, como música. Criar alguma coisa pode acontecer em diferentes categorias. Então, fazer um filme é só mais uma forma de expressão. É ótimo porque traduz muito bem ideias”, disse o motivo da festa antes do início dela, em Nova York.

Laura Poitras, diretora do Oscar de Melhor Documentário de 2015 por Citizenfour, Quentin Tarantino, ganhador de dois prêmios Oscar de Melhor Roteiro Original por Pulp Fiction, em 1995, e Django Livre, em 2013 e John Turturro (Barton Fink - Delírios de Hollywood) agradeceram ao cineasta por contribuições na carreira geradas por Sundance.

A celebração foi apresentada por Barbra Streisand, protagonista de Nosso Amor de Ontem ao lado do ator, e teve a presença de Jane Fonda, com quem Redford atuou em três filmes (Caçada Humana, Descalços no Parque e O Cavaleiro Elétrico.

O primeiro troféu da premiação foi entregue em 1972 ao mestre Charlie Chaplin e desde então passou a ter o nome do gênio britânico. Sidney Poitier, Tom Hanks, Martin Scorsese e Clint Eastwood já receberam o tributo.