Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Roberto Carlos completa 70 anos

Um dos maiores nomes da música brasileira é dono de importantes composições e responsável pela trilha sonora da vida de muitos fãs; show do cantor que aconteceria nesta terça, 19, é transferido para 4 de junho

Da redação Publicado em 19/04/2011, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roberto Carlos completa 70 anos de vida nesta terça, 16 - Greg Salibian
Roberto Carlos completa 70 anos de vida nesta terça, 16 - Greg Salibian

Ele cantou e canta aos corações de muitas gerações que se identificam com o lirismo de suas composições. Falando de amor ou amizade, religião ou natureza, Roberto Carlos - que, nesta terça, 19, completa 70 anos de vida - é dono de repertório de dar inveja a muitos artistas e faz por merecer o apelido de Rei, mantendo-se no topo após cinco décadas de carreira.

O relojoeiro Robertino Braga e a costureira D. Laura colocaram no mundo seu quarto filho, Roberto Carlos, em 19 de abril de 1941, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Aos 9 anos de idade, o garoto cantou em uma rádio local e percebeu que era na música que gostaria de seguir - deixando de lado os sonhos de sua mãe, que, apesar de tê-lo incentivado nas canções, torcia para que o filho se tornasse médico. Anos mais tarde, já na época da Jovem Guarda, as composições e o carisma de Roberto o tornariam um ídolo no Brasil.

Sua vasta discografia conta com mais de 60 álbuns lançados no país e inúmeros hits. Junto a Erasmo Carlos, compôs verdadeiros hinos do rock nacional na década de 60, como "É Proibido Fumar", além de diversos sucessos românticos que integraram a trilha sonora de muitos casais ao longo dos anos - suas faixas também ganharam muitas versões e, em janeiro, o Ecad divulgou um ranking das dez músicas de Roberto que mais foram regravadas por outros nomes (veja a lista aqui). Em 2009, o Rei celebrou 50 anos de carreira com uma série de shows no Brasil e algumas datas no exterior, comemoração esta que se estendeu até o ano passado.

Em celebração às sete décadas de vida, Roberto Carlos faria um show nesta terça, 19, no Ginásio Álvares Cabral, em Vitoria, no Espírito Santo. Contudo, a produção do artista informou que a data foi alterada e a apresentação foi transferida para o dia 4 de junho, no mesmo local. Os ingressos adquiridos valem para a nova data e quem quiser restituição do valor pago deve ligar, a partir do dia 23 de abril, para 4003-1212 ou enviar um e-mail para sac@ingressorapido.com.br. Um triste episódio marcou os dias que antecederam o aniversário do artista: no último sábado, 16, morreu Ana Paula Braga, 44, filha do cantor.

Ouça abaixo alguns dos hits de Roberto Carlos: