Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Roger Waters anuncia oficialmente o primeiro disco solo em 25 anos

O cofundador do Pink Floyd vai lançar Is This the Life We Really Want?, produzido por Nigel Godrich, no dia 2 de junho

Rolling Stone EUA Publicado em 20/04/2017, às 11h12 - Atualizado às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do disco <i>Is This The Life We Really Want?</i>, de Roger Waters - Reprodução
Capa do disco <i>Is This The Life We Really Want?</i>, de Roger Waters - Reprodução

Roger Waters vai lançar Is This the Life We Really Want? – o primeiro disco solo do cofundador do Pink Floyd desde Amused to Death, de 1992 – no dia 2 de junho. Nigel Godrich (Radiohead, Paul McCartney) produziu e mixou o álbum, que inclui 12 novas músicas que, de acordo com o anúncio oficial, contém “comentários inabaláveis sobre o mundo moderno e os tempos incertos”.

O disco será lançado em vinil 180g, CD e versão digital e, a partir desta sexta, 21, estará disponível para pré-venda.

Além de Waters, que canta, toca baixo e violão no trabalho, os músicos incluem Godrich (arranjos, teclado, guitarra), Gus Seyffert (baixo, guitarra, teclado), Jonathan Wilson (guitarra, teclado), Joey Waronker (bateria), Roger Manning (teclado), Lee Pardini (teclado) e Lucius (vocais) com Jessica Wolfe e Holly Proctor.

LEIA TAMBÉM

Experimentalismo Perene: uma discografia selecionada do Pink Floyd

[Flashback] A Última Entrevista de Syd Barrett

[Lista] Roger Waters: 10 clássicos da carreira solo e do Pink Floyd

Em entrevista à Rolling Stone EUA em fevereiro, Waters afirmou ter se inspirado na antipatia que ele sente em relação ao presidente norte-americano Donald Trump, além de uma peça para rádio que ele estava escrevendo antes de começar a trabalhar no disco, sobre um homem e a neta dele investigando o porquê de crianças estarem sendo assassinadas em terras distantes. “Duas ou três músicas que partiram dessa ideia estão no álbum”, ele disse. “Nigel Godrich me convenceu de que para os propósitos de um disco de rock and roll, o que é o caso, minha ideia teatral – eu havia escrito a coisa toda como uma peça de rádio – era menos que ideal.”

Eles retomaram algumas das ideias de Waters, apesar de o cantor e compositor também ter procurado por novas inspirações. A faixa “Wait for Her” foi baseada em uma tradução ao inglês do poema “Lesson From the Kama Sutra (Wait for Her)” do falecido autor palestino Mahmoud Darwish.

Waters disse à Rolling Stone EUA que o conceito da turnê Us + Them, que rodará pelos Estados Unidos, será construído acerca do título do disco. “Mostrarei que estamos vivendo a vida que nós não queremos viver”, ele disse. Mas também se relaciona ao nome da turnê, que vem da faixa de mesmo nome do Dark Side of the Moon. “Eu gosto de pensar que as pessoas ainda gostariam de viver em um mundo em que podemos falar dos problemas das mudanças climáticas, onde podemos entender que se tivermos empatia com o outro, nos sentiremos mais felizes”, ele disse. “Talvez nós devêssemos começar a olhar para índices de felicidade e não só apenas se ganharemos ou perderemos. E se fizermos isso, então poderemos começar a entender que a ideia de “nós” e “eles” é, na verdade, uma ilusão.”

Tracklist de Is This The Life We Really Want?

1 - "When We Were Young"

2 - "Déjà Vu"

3 - "The Last Refugee"

4 - "Picture That"

5 - "Broken Bones"

6 - "Is This the Life We Really Want?"

7 - "Bird in a Gale"

8 - "The Most Beautiful Girl"

9 - "Smell the Roses"

10 - "Wait for Her"

11 - "Oceans Apart"

12 - "Part of Me Died"