Rolling Stone cria parada musical própria para desafiar a Billboard nos EUA

Serão cinco categorias ao topo, inclusive top 100 singles e top 200 álbuns, concorrentes diretas

Redação Publicado em 07/05/2019, às 20h17

None

A Rolling Stone EUA tem uma grande novidade: a partir da próxima segunda, 12, a revista estreia sua própria parada musical! O ranking chega para ser um concorrente direto da Billboard, que há décadas domina o meio.

Por enquanto, serão cinco “Rolling Stone Charts”, com “top 100 singles” e “top 200 álbuns” como foco, já que são iguais às paradas da concorrente. As atualizações serão diárias, em contrapartida das semanais da Billboard. A RS vai dar um foco maior nas informações de streaming, e quer deixar mais claro como consegue as informações.

A Penske Media Corp., dona da RS EUA, acredita que a marca tem sempre que crescer e explorar. “A estratégia da PCM é constantemente envolver nosso nome e produtos em todas as plataformas de mídia. O que é imperativo e excitante sobre o Rolling Stone Charts é que vai apresentar uma quantificação transparente, granular e atualizada para refletir de fato os interesses das pessoas que estão ouvindo e permitir uma visão das tendências mundiais”, disse o CEO da Penske.

Os Rolling Stone Charts vão usar dados da Alpha Data. A empresa analisa diariamente as vendas, streamings e AirPlay de músicas, artistas e álbuns.

Além dos 100 singles e 200 álbuns, serão rankeados diariamente os “top 500 artistas”, baseando-se em streamings, os “trending 25”, mostrando as músicas que mais cresceram, e o “breaktrought 25”, mostrando quais artistas entraram nas listas pela primeira vez.