Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rolling Stone faz 53: relembre a primeira edição da revista

Cenário underground do rock era bastante influente na época

Redação Publicado em 09/11/2020, às 09h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon no filme Como Eu Ganhei a Guerra (Foto: John Springer/Getty Images)
John Lennon no filme Como Eu Ganhei a Guerra (Foto: John Springer/Getty Images)

Há 53 anos, no dia 9 de novembro de 1967, era lançada a primeira edição da Rolling Stone nos Estados Unidos. Naquela época, o rock era falado em publicações para fãs, sem grande análises ou profundidade. 

Em 1967, o underground dominava o universo pop, principalmente na cidade de São Francisco, Califórnia. Naquele ano, ocorreu eventos importantes como Human Be-In, Verão do Amor, Monterey Pop Festival (responsável por revelar nomes como Jimi Hendrix e Janis Joplin), entre outros. O disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, também era novidade no período.

+++LEIA MAIS: Site elege as 13 músicas mais subestimadas dos Beatles - uma para cada disco

Com essa movimentação do rock, Jann Wenner, na época com 21 anos, percebeu que precisava dar voz aos criadores e agitadores do gênero. Ele escrevia sobre música no jornal The Daily Californian, do campus da Universidade de Berkeley. Wenner tinha um colega, com quem compartilhava dos mesmos ideias sobre jornalismo e cultura alternativa: Ralph J. Gleason, crítico de 48 anos responsável por escrever sobre jazz no San Francisco Chronicle.

O relacionamento dos dois era bom e eles sempre se davam bem. Então, a dupla decidiu criar uma publicação que cobrisse a cena cultural de São Francisco e região, mas sem o aspecto político radical, bastante visto em produtos universitários da época. Os dois queriam impacto nacional. O nome Rolling Stone nasceu de um ensaio no qual Gleason escreveu no The American Scholar chamado "Like a Rolling Stone", citando a famosa criação de Bob Dylan.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Wenner então foi atrás de pessoas que pudessem investir na nova marca. Inclusive, um grupo doou US$ 7,5 mil aos dois colegas. A sede escolhida era situada em um pequeno apartamento situado na rua Brannan Street, número 746, cedido de graça caso os dois utilizassem os serviços de impressão do proprietário. Eles tiveram a ajuda de vários voluntários. Com isso, uma equipe de colaboradores foi criada por Jann Wenner, como o fotógrafo Baron Wolman.

+++LEIA MAIS: Dan Smith, do Bastille, ‘quase’ sente mais falta de ir a shows do que subir no palco [ENTREVISTA]

Quando eles estavam fazendo a primeira edição da RS, Sgt. Pepper’s continuava como o disco mais influente do momento. Por conta disso, Wenner tinha em mente que a obra precisaria estar na capa. No entanto, ao invés de escolher a capa do LP para estampar, eles decidiram colocar uma foto de John Lennon no filme Como Eu Ganhei a Guerra, no qual ele interpretou o cabo Gripweed.

A primeira edição ainda contava com uma matéria sobre o longa, que ainda estava em cartaz nos cinemas. Também tinha uma matéria investigativa sobre as finanças do festival de Monterey, entrevista com o músico escocês Donovan, nota sobre a saída de David Crosby do The Byrds e resenhas de álbuns de artistas como Arlo Guthrie, Sopwith Camel e Chuck Berry.

Ralph J. Gleason assinou uma coluna intitulada "Perspectives", na qual falou sobre cantores de soul, como por exemplo Jackie Wilson, Wilson Pickett e Otis Redding. Por fim, também foi publicada uma resenha sobre uma apresentação de Bill Haley, responsável por popularizar do rock em 1955 com "Rock around the Clock".

+++LEIA MAIS: HOTLIST #28

Então, no dia 9 de novembro de 1957, chegava às bancas a primeira edição da Rolling Stone, com um valor de 25 cents. No entanto, ela ainda não era uma revista, mas tinha um formato de jornal.


+++ TERNO REI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO


Mais sobre os Beatles: as 14 músicas que a banda mais tocou nos shows:

1. “Twist and Shout”

374 vezes


2. “Long Tall Sally” (cover de Little Richard)

248 vezes


3. “She Loves You” 

210 vezes


4. “Roll Over Beethoven” (cover de Chuck Berry)

203 vezes


5. “Can't Buy Me Love”

198 vezes


6. “I Saw Her Standing There”

180 vezes


7. “From Me to You”

172 vezes


8. “A Hard Day's Night”

159 vezes


9. “I Wanna Be Your Man”

157 vezes


10. “All My Loving”

151 vezes


11. “I Want to Hold Your Hand”

146 vezes


12. “Money (That's What I Want)” (cover de Barrett Strong)

137 vezes


13. “I Feel Fine”

126 vezes


14. “Boys” (cover de The Shirelles)

125 vezes