Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rolling Stones e The Verve encerram briga de 22 anos por direitos de Bitter Sweet Symphony

Faixa usa sample de "The Last Time", dos Stones, que por sua vez é um cover de "This May Be The Last Song", canção de 1956

Redação Publicado em 24/05/2019, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mick Jagger, dos Rolling Stones, se apresenta no Indianapolis Motor Speedway (Foto: Barry Brecheisen/AP)
Mick Jagger, dos Rolling Stones, se apresenta no Indianapolis Motor Speedway (Foto: Barry Brecheisen/AP)

Os Rolling Stones e The Verve encerram neste mês uma disputa que acontecia há 22 anos: a quem pertence os direitos autorais de "Bitter Sweet Symphony", principal hit do Verve.

A faixa lançada em 1997 continha um sample de "The Last Time", canção de 1965 dos Stones. As conhecidas notas tocadas no início da música foram a base para um processo de plágio de Allen Klein, agente da clássica banda britânica, contra Richard Ashcroft, frontman do Verve.

Klein ganhou o processo a favor dos Rolling Stones, e desde então, cada centavo gerado por "Bitter Sweet Symphony" foi parar no bolso de Mick Jagger e Keith Richards. Estranho, já que a própria "The Last Time" é também uma cópia. A versão original do trecho foi escrita por The Staple Singers em 1956, e chama-se “This May Be The Last Time”.

Mas, neste mês, Jagger e Richards cederam ao pedido de Ashcroft e devolveram o direito de "Bitter Sweet Symphony" à Ashcroft e ao Verve. Em seu discurso no Ivor Novello Awards, o cantor anunciou o fim da disputa.

“Me dá muito prazer anunciar que no mês passado, Mick Jagger e Keith Richards concordaram em me dar a porção que têm em "Bitter Sweet Symphony". Essa reviravolta notável e vivida só foi possível por um gesto gentil e magnânimo [dos dois], que disseram terem ficado feliz por seus nomes terem sido retirados dos créditos, e todos os direitos autorais agora vêm para mim”, explicou, além de agradecer aos músicos.  

Ouça, na ordem, "Bitter Sweet Symphony", do The Verve, "The Last Time" dos Stones, e  “This May Be The Last Time”, dos Staple Singers:

+++ VÍDEO: Rincon Sapiência aprendeu a "desenhar o próprio nome", quase foi jogador de futebol e se tornou Rei dos Feats do rap nacional