Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ron Howard revela plano inovador para adaptar obra de Stephen King

Diretor trabalha em projeto para levar às telas os sete volumes de A Torre Negra em capítulos intercalados entre o cinema e a televisão

Da redação Publicado em 21/12/2010, às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ron Howard está adaptando os sete volumes de <i>A Torre Negra</i> para o cinema e a TV - AP
Ron Howard está adaptando os sete volumes de <i>A Torre Negra</i> para o cinema e a TV - AP

Parece que Stephen King, o rei do terror na literatura, anda em alta. Além de o remake de Chamas da Vingança ter sido anunciado na semana passada, o conceituado diretor Ron Howard (Anjos e Demônios e O Código Da Vinci) revelou que tem ideias ambiciosas para realizar a adaptação da série de histórias A Torre Negra, uma das obras mais importantes de King. Conforme ele explicou em entrevista ao blog Hero Complex, do jornal LA Times, o projeto de ficção científica, terror e fantasia envolve três filmes e duas temporadas de série de TV que serão lançados de maneira intercalada.

"Eu realmente não consigo parar de pensar nisso", revelou Howard. A obra, notoriamente complicada de ser adaptada, nunca saiu das páginas dos livros para tomar forma em outro veículo. Para ajudá-lo em um projeto de tal magnitude e que mistura televisão e cinema de forma tão inovadora, o cineasta conta com a ajuda do roteirista e parceiro de longa data Akiva Goldsman, que trabalhou com ele em diversas ocasiões, inclusive em Uma Mente Brilhante, pelo qual ambos ganharam o Oscar. "Temos nos encontrado e falado e tenho lido e pesquisado e, basicamente, vivido [com o livro]. Tenho repassado as coisas constantemente, tenho escutado novamente os áudio books no meu iPod e estamos mandando e-mails um para o outro questionando 'E se usarmos essa abordagem?' ou 'O que você acha dessa ideia?'. Estamos encontrando o formato e avançando rapidamente, agora, o mais rápido que podemos, e me sinto desafiado das formas mais empolgantes", contou.

A série de romances em sete volumes que está tirando o sossego do cineasta trata da história de Roland Deschain, o último membro de uma ordem de pistoleiros. Ele é a última esperança da humanidade e tem a missão de salvar a civilização, tarefa que exige que encontre a Torre Negra. Anteriormente, J.J. Abrams (Lost), fã confesso da história, estava escalado para adaptá-la, mas acabou deixando o projeto de lado.

A produção ficará por conta de Brian Grazer, outro parceiro de Ron Howard de vários trabalhos, como Frost/Nixon, por exemplo. O filme/série A Torre Negra ainda não recebeu um sinal verde oficial mas, em setembro, a Universal Pictures e a NBC revelaram os planos de executar o projeto multimídia, a primeira empresa cuidando da parte de cinema e, a segunda, da de televisão.

Curiosamente, apesar de todo o seu envolvimento com a trama, Howard está comprometido apenas com a direção do primeiro longa-metragem e da primeira temporada da série.

Enquanto o premiado diretor se concentra na obra de Stephen King, não há confirmação se ele irá abraçar a nova adaptação para o cinema do livro de Dan Brown O Símbolo Perdido que, conforme foi informado por este site, será levado às telonas em breve e com roteiro do próprio Dan Brown.