Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Entenda por que cada uma das cenas deletadas de Vingadores: Ultimato não entrou na versão final

As cenas vão desde piadas com outros filmes da Marvel a momentos emocionantes

Redação Publicado em 09/08/2019, às 07h27 - Atualizado às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vingadores: Ultimato (Crédito: Reprodução Marvel)
Vingadores: Ultimato (Crédito: Reprodução Marvel)

Cenas deletadas em um filme, quando ressurgem em edições comemorativas, são como um presente de aniversário para quem é fã.

No caso específico de Vingadores: Ultimato, a existência dessas cenas extras ajudaram a melhorar a percepção negativa causada pelo relançamento do filme nos cinemas, que contava apenas com uma cena deletada: uma introdução alternativa ao professor Hulk, salvando civis de um prédio em chamas.

Além de ter os efeitos visuais inacabados e um Hulk mal renderizado, a cena não contribuiu em nada para o enredo do filme ou para construir o Universo Cinematográfico da Marvel.   

Felizmente não foi esse o caso com as cenas deletadas presentes no Blu-ray. E, embora divertidas de se assistir, permanece a dúvida: por que essas cenas foram deletadas? Ou melhor, por que elas sequer existem? Os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely falaram sobre cada uma das cenas e o justificaram o motivo de elas não estarem no corte inicial do filme.

Goji berries

A primeira cena deletada mostraTony Stark e Pepper Potts comentando de maneira bem-humorada sobre goji berries, uma fruta originária das montanhas do Tibet, famosa por ajudar a emagrecer. Também mostra que o casal tem uma alpaca em casa.

A cena se passa imediatamente antes da primeira vez que vemos Tony na versão final do filme, cinco anos após o estalo de Thanos. “Essa cena representa coisas que escrevemos entre os dois filmes (Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: UItimato) para estabelecer a vida que os personagens levavam até que trama os envolvesse de novo”, contou Christopher Markus para io9. “Cortamos muitas, senão todas essas cenas porque ficariam desconexas do resto do enredo do filme.”

Cubo cósmico a bordo

Enquanto os Vingadores pensam em como realizar a viagem no tempo, James Rhodes (Máquina de Combate) pergunta a Steve Rogers sobre o Tesseract, especificamente o motivo que levou o Capitão América a derrubar o avião da Hydra no final de O Primeiro Vingador  e não abandonar a aeronave antes do choque dela contra o mar. A pergunta não é respondida.

Para Markus, a cena é uma espécie de resposta às perguntas incontestáveis que obtiveram ao longo dos anos sobre o porquê do "Cap" não ter se salvado no final do primeiro filme.

“Aquela cena teria se estendido para sempre”, disse McFeely. “No final percebemos que não haveria tempo no filme para comentar sobre cada Joia do Infinito mais de uma vez.”

O exército mais incompetente da galáxia

Os Vingadores assistem às cenas da Batalha de Nova York, do primeiro filmeVingadores, e Rocket Raccoon ri do time e fala que eles demoraram demais para derrotar os Chitauri, os quais ele chama de exército mais incompetente da galáxia.

“Mesmo motivo para esta cena ser deletada,” diz McFeely, referindo-se a cena sobre o cubo cósmico. “É bem engraçada e ainda fala sobre o clichê de destruir a nave-mãe que é usado em Vingadores.” completou Markus. “ E já temos outra cena que fala do Tesseract e de duas outras jóias.”

“Você costumava viver aqui, caramba”

Na Asgard de 2013, Rocket Raccon pega Thor no flagra fazendo xixi na parede e pede instruções para se guiar no lar do deus do trovão, e não recebe ajuda do herói.

"Estávamos perdendo muito tempo em Asgard", disse Markus sobre a cena. “A cena seguinte contou tudo o que você precisava saber. Foram basicamente duas cenas de construção dramática antes de Thor e Rocket chegarem perto de uma pedra, e mais essa teria sido demais.”

Tony e Howard Stark

Em um breve momento em Nova Jersey, em 1970, Tony e Howard saem da base subterrânea e Howard pede a Tony que trabalhe para ele. O Homem de Ferro tem uma ótima resposta, comentando sobre o desejo de tornar o mundo um lugar melhor, que ele e seu pai compartilham. No corte original ambos os personagens só comentam sobre o amor por seus filhos e o tudo o que fariam para protegê-los.

"Essa é uma cena adorável que Chris escreveu e quase não mudou em todas as edições do roteiro", disse McFeely. "Isso só foi cortado por causa do tempo que tomava."

Os Vingadores se ajoelham em respeito

Depois de Tony Stark dar a sua vida para vencer na batalha final, os Vingadores restantes se ajoelham espontaneamente, em respeito ao seu amigo caído.

“Acho que os heróis se ajoelhando foi provavelmente ideia do Joe e do Anthony (Russo),” disse McFeely, dando crédito aos diretores “ Sim, eu não acho que escrevemos especificamente para que eles se ajoelharem”, disse Markus.

“Mas eu tenho duas ideias sobre isso. Estava nos incomodando ver todos os heróis fazendo isso, e também, se no meio dessa batalha todos escolhessem fazer exatamente o mesmo gesto ficaria parecendo muito pré-planejado.”

“Em um filme de três horas de duração. Fiquei surpreso por não existirem mais cenas deletadas lá”, disse McFeely, quando perguntado sobre as cenas que de fato entraram no filme.

Vingadores: Ultimatoestá disponível nas plataformas digitais e chega em Blu-ray, DVD e 4K em 13 de agosto.

+++ LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019