Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rubén Aguirre, o Professor Girafales de Chaves, morre aos 82 anos

Ator, que sofria com diabetes e problemas renais, ficou internado por 11 dias devido a uma pneumonia

Redação Publicado em 17/06/2016, às 10h20 - Atualizado às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator Ruben Aguirre dando vida ao Professor Girafales em <i>Chaves</i> - Reprodução
O ator Ruben Aguirre dando vida ao Professor Girafales em <i>Chaves</i> - Reprodução

O ator Rubén Aguirre, responsável por dar vida ao icônico personagem Professor Girafales na série Chaves, morreu aos 82 anos de idade. A notícia foi dada nesta sexta, 17, por outro ator, Edgar Vivar, intérprete do Sr. Barriga no mesmo programa, no Twitter. “Meu professor favorito, descanse em paz”, escreveu ele. “Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta.”

Não foi revelada a causa da morte de Aguirre, mas o ator mexicano sofria há anos com diabetes, problemas renais e na coluna, e ficou hospitalizado recentemente por 11 dias. Ele, inclusive, chegou a fazer postagens recentes no Twitter comentando os rumores de sua morte. Aguirre estava aposentado desde 2007, quando sofreu um acidente de carro com a esposa – Consuelo Reyes, que perdeu as pernas na ocasião – e passou a viver em uma cadeira de rodas.

O ator também passou por dificuldades financeiras recentemente, tendo divulgado uma carta, em junho de 2015, informando que tinha “sérios problemas de saúde” e pedindo ajuda para custear seus tratamentos. Verónica Aguirre, filha dele, disse na ocasião: “Meu pai se aposentou faz nove ou dez anos e nunca pediu ajuda. Ele pagou tudo do próprio bolso, mas, de uns tempos para cá, tem precisado de auxílio.”

Rubén Aguirre nasceu em 15 de junho de 1934 na cidade de Saltillo, no México. Ele começou a carreira na comunicação como locutor e apresentador de TV e rádio e trabalhou com Roberto Bolaños – criador e intérprete de Chaves e Chapolin – no programa El Ciudadano Gómez, nos anos 1960. Na década seguinte, ele passou a dar vida ao professor que lhe deu fama, popularizando o bordão “Tá! Tá! Tá!”, dito por ele quando o personagem estava nervoso.

Depois de Chaves, Aguirre passou a frequentar o programa de Bolaños (que morreu em novembro de 2014), Chesperito, e até produziu outro programa, Aqui Esta la Chilindrina, focado em Chiquinha, também de Chaves. O ator ainda atuava em um circo – que já passou pelo Brasil nos anos 1980 –, como Girafales, e no ano passado lançou uma autobiografia, chamada Después de Usted.