Rush toca “The Spirit of Radio” em vídeo do novo disco R40 Live

11º álbum ao vivo do trio canadense foi registrado durante a turnê deste ano

Rolling Stone EUA Publicado em 27/10/2015, às 19h37 - Atualizado às 19h52

Rush

Ver Galeria
(3 imagens)

O Rush esteve em turnê há alguns meses, tardiamente celebrando o 40º aniversário com o baterista Neil Peart. Eles registraram alguns shows da excursão e este material será lançado em um pacote de CD/Blu-ray, chamado R40 Live, que chega às lojas nos Estados Unidos no próximo dia 20 de novembro.

Galeria: dez coisas que você provavelmente não sabia sobre o Rush.

Gravado em duas noites no Air Canada Center, em Toronto, o álbum traz uma apresentação completa, com um repertório que visita todo o catálogo da banda em ordem cronológica reversa. Nesta terça, 27, o trio revelou um vídeo com a performance do hit “The Spirit of Radio”, de 1980, que usualmente é tocado mais ou menos no meio do show.

Assista abaixo.

R40 é o 11º disco ao vivo do Rush. “Tivemos todo tipo de experiência de disco ao vivo”, disse o baixista Geddy Lee à Rolling Stone EUA em 2013. “O primeiro foi totalmente cru e totalmente ao vivo, e nos chateou por anos que não concertamos nada. Daí no segundo nós arrumamos muitas coisas e ele soou um pouco estéril, olhando em retrospectiva.”

Veja as dez melhores músicas do Rush, segundo os leitores da Rolling Stone EUA.

“Uma hora você aprende com o que mexer e com o que não mexer”, acrescentou o músico, ainda à RS EUA. “Você quer mostrar o melhor possível para as pessoas, mas você não quer tornar isso uma prioridade muito grande a ponto de perder o que é interessante em uma performance ao vivo.”

O Rush inicialmente chamou a excursão R40 de “a maior turnê desta magnitude”. Mas conforme a noite de abertura foi chegando, eles começaram a retirar os tacos de jogo pouco a pouco. “É muito provavelmente nossa última turnê”, disse Lee. “Não posso afirmar com certeza.”

Donna Summer, Rush e Public Enemy entraram no Hall da Fama do Rock em 2014.

“Mas isso não significa que não queremos mais trabalhar um com o outro”, disse ainda o baixista e vocalista do trio canadense. “Também não significa que não vamos fazer outro projeto criativo, e eu tenho ideias para shows que podemos fazer sem envolver a lógica de uma turnê.”