Pulse

Sabia que John Lennon sugeriu que George Harrison fosse substituído por amigo nos Beatles? Entenda

Nas gravações de Let It Be, Lennon foi rápido ao sugerir um substituto como guitarrista principal do icônico quarteto

Redação Publicado em 11/10/2019, às 11h04

None
George Harrison e John Lennon (Foto:AP Photo/Arquivo)

Ser fã de Beatles é estar basicamente familiarizado com a turbulência e polêmicas que envolveram a banda de 1968 até o completo rompimento do quarteto. Nesse mesmo período, inclusive, eles gravaram o álbum que Paul McCartney descreve como "o álbum de tensão" e durante as sessões dois integrantes do grupo se afastaram. 

A primeira, veio de Ringo Starr. Depois de perder a confiança em tocar e cansar das orientações vindas de McCartney, Starr decidiu que ia viajar de barco pela Itália. Enquanto ele esteve fora, os Beatles perceberam que não seriam capazes de se contentar com as habilidades de McCartney na bateria. Então, imploraram para que Starr voltasse para casa (e ele acabou voltando, mas o drama não acabou). 

+++ Quando John Lennon percebeu o fim dos Beatles?

Quase seis meses depois, em janeiro de 1969, George Harrison encenou uma pausa durante um dia de trabalho especialmente tenso no estúdio. No episódio, John Lennon foi rápido ao sugerir um substituto como guitarrista principal do icônico quarteto. 

+++ LEIA MAIS: Beatles, Stones, Nirvana e Pink Floyd: os 50 discos mais valiosos do mundo 

Sendo assim, Harrison deixou a banda por um tempo durante as sessões de gravação do Let It Be. No caso do guitarrista, a tensão não se formou apenas em 1968. Em 1967, durante as gravações do Sgt. Pepper's, ele ficou frustrado por trabalhar na sombra de Lennon e McCartney pro tanto tempo. Harrison teve grande parte das músicas arquivadas porque a banda, e o produtor George Martin, não acharam que elas eram boas. 

+++ LEIA MAIS: 50 anos de uma obra-prima: 9 curiosidades sobre Abbey Road, dos Beatles [LISTA]

No filme de Let It Be, é possível ver que ele tinha problemas com Lennon e McCartney. No documentário The Beatles Anthology, George explicou exatamente como esses desentendimentos começaram. 

"Paul queria que ninguém tocasse nas músicas até que ele decidisse como elas deveriam ser." e para Harrison foi algo como: "o que estou fazendo aqui? Isso é doloroso!"

+++ LEIA MAIS: Como os Beatles escolheram o nome Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band para o disco?

A conversa entre os dois foi registrada no documentário e George decidiu que o melhor que ele poderia fazer seria ir para casa. Embora isso tenha sido um choque para os integrantes do grupo, Lennon agiu com indiferença. 

Essa indiferença veio da ideia de que Lennon tinha de trazer Eric Clapton, com quem ele tocou em duas ocasiões. E no início de 1969, Clapton já não precisava de introdução nenhuma aos Beatles, já que ele foi um dos melhores guitarristas da Inglaterra por anos e tocou o solo em While My Guitar Gently Weeps de Harrison, no ano anterior. 

+++ Por que Eric Clapton ficou nervoso em participar do White Album dos Beatles?

Quando George saiu, ele sugeriu Clapton: "Vamos entrar com Eric", Lindsay-Hogg ouviu John dizer. "Ele é tão bom e não dá tanta dor de cabeça."

No entanto, dez dias depois, George voltou. E mesmo que álbum tenhas sido uma verdadeira bagunça, eles conseguiram gravar material o suficiente para o Let It Be

++++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos

Embora a substituição não tenha acontecido, é interessante imaginar como seria a banda com Clapton na guitarra em um dos momentos mais conturbados do grupo.