Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Disco de Sabotage já falava sobre cocaína em avião da FAB em 2000

Escândalo de tráfico por militares da Aeronáutica também aconteceu em 1999, durante regime de Fernando Henrique Cardoso

Redação Publicado em 27/06/2019, às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sabotage (Foto: Cesar Schaeffer)
Sabotage (Foto: Cesar Schaeffer)

Manoel da Silva Rodrigues, Sargento da Aeronáutica, foi detido nesta terça-feira, 25, em Sevilha, Espanha, após 39 kg de cocaína serem encontrados na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) da qual era comissário de bordo. As acusações são de envolvimento em transporte ilegal de entorpecentes.

O ocorrido virou escândalo, e chamou atenção de alguns fãs de Sabotage, que associaram o incidente com trechos de “Um Bom Lugar”, música do rapper lançada no disco Rap é Compromisso, do ano 2000. Na composição, Black Alien canta os versos “Quem tá no erro sabe / Cocaína no avião da FAB / Ninguém vai deter o poder / O crime, de lá crime de Niterói-SP / PHD em THC no país de FHC.”

A música, composta há 19 anos anos, falava sobre um escândalo de apreensão de drogas que aconteceu em 1999, quando Fernando Henrique Cardoso era presidente do Brasil. Na época, em um outro avião da FAB, foram encontrados 32,9 kg de cocaína, e dois oficiais foram presos. A aeronave estava no Rio de Janeiro, e tinha como destino Palma da Mallorca, Espanha, mesmo lugar para onde ia o avião apreendido nesta semana. 

A Aeronáutica lançou uma nota de esclarecimento sobre o incidente recente, informando que “[O sargento Manoel Silva Rodrigues] encontra-se preso à disposição das autoridades espanholas. O Comando da Aeronáutica instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar todas as circunstâncias do caso. Medidas de prevenção a esse tipo de ilícito são adotadas regularmente. Em vista do ocorrido, essas medidas serão reforçadas. O Comando da Aeronáutica reitera que repudia atos dessa natureza, que dá prioridade para a elucidação do caso e aplicação dos regulamentos cabíveis, bem como colabora com as autoridades.”

+++ De Emicida a Beyoncé: Drik Barbosa escolhe os melhores de todos os tempos