Saddam Hussein ganhará cinebiografia

From President To Prisoner, sobre o ex-ditador iraquiano, começará a ser rodado em setembro

Da redação Publicado em 29/04/2011, às 13h21

Saddam Hussein, morto em 2006, ganhará cinebiografia
AP

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein ganhará uma cinebiografia, segundo nota da agência de notícias AFP.

Bollywood (indústria de cinema da Índia) deseja produzir um filme, intitulado From President To Prisoner ("De Presidente a Prisioneiro", em tradução livre), sobre a história de Hussein. O longa-metragem será rodado em setembro em várias locações, incluindo o Iraque, segundo informou o estúdio Glitterati Entertainment Solutions à AFP. Akbar Khan foi convocado para assumir o papel de protagonista. "Eu o considero um herói que se levantou e enfrentou os parâmetros duplos da política externa dos Estados Unidos", afirmou. "Os Estados Unidos o usaram como uma ferramenta. É um prazer estar na pele dele, mesmo em um filme."

From President To Prisoner não é o primeiro material relacionado a Hussein que está sendo preparado. Sacha Baron Cohen, conhecido por seus polêmicos papéis em Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América e Brüno, atuará em The Dictator. O filme é inspirado no romance Zabibah e o Rei, escrito pelo Hussein e, segundo a sinopse, conta a "heróica história de um ditador que arriscou sua vida para garantir que a democracia nunca chegasse ao seu país o qual ele oprime com tanto amor" (leia aqui).

Nascido em 1937, Saddam Hussein, após trajetória como líder político, assumiu o poder no Iraque em 1979, governando o país até 2003 (o Iraque foi atacado pelos Estados Unidos naquele ano, e o então presidente, após perder seu cargo, fugiu). Em conturbado julgamento (iniciado após sua captura), o político foi, em novembro de 2006, condenado à morte por enforcamento - Hussein foi considerado culpado por crime contra humanidade devido ao massacre de 148 xiitas ocorrido em 1982, conhecido como "caso Dujail". Em dezembro do mesmo ano ele foi executado.