Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quais músicas dos Beatles John Lennon realmente achava 'um lixo'?

Lennon acumulava críticas quando se tratava de algumas canções da banda

Redação Publicado em 26/08/2019, às 18h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon (Foto: AP Images)
John Lennon (Foto: AP Images)

John Lennon não tinha problema em fazer fazer duras críticas às músicas dos Beatles. Não era incomum ouvi-lo dizer que algumas eram inúteis ou mesmo descartáveis.  

Isso se acirrou de depois que os Beatles se separaram. Lennon não teve problemas em criticar os trabalhos dos outros ex-integrantes da banda. O artista, inclusive, fez uma baita crítica negativa ao primeiro álbum solo de Paul McCartney, descrevendo-o como “lixo" - uma das palavras que mais se repete nos julgamenos de Lennon.

+++LEIA MAIS: Como Michael Jackson conseguiu os direitos das músicas dos Beatles?

Em uma de suas últimas entrevistas em vida, para David Sheff, o artista descarregou uma série de críticas sobre as próprias composições bi álbum Sgt. Pepper's, dos Beatles. As músicas “Good Morning, Good Morning” e “Dig a Pony” foram algumas das canções que receberam as palavras negativas do cantor. 

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon odiava o som da própria voz nos discos dos Beatles?

Em geral, o disco Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band, não foi do agrado de Lennon. Isso porque ele era um trabalho, principalmente, de Paul McCartney. As críticas do cantor ao trabalho também são justificáveis pela época de calmaria criativa em que estava, principalmente devido ao seu casamento, na época com sérias complicações. 

Em entrevista, o ex-Beatle revelou que se inspirou em um comercial de cereal para criar “Good Morning, Good Morning”, no qual a frase se repetia. Assim, saiu a música que falava sobre o tédio do subúrbio, e que, mas tarde, Lennon chamaria de "pedaço de lixo".

+++LEIA MAIS: Qual foi o disco dos Beach Boys que inspirou Paul McCartney a fazer o clássico dos disco dos Beatles, Sgt. Pepper's?

Mesmo com sua vida tomando um rumo melhor em 1969, com Lennon se casando com a artista Yoko Ono, a nova música que estava sendo composta não o agradava. Para o vocalista, “Dig a Pony”, do disco Let It Be, era “outro pedaço de lixo.”

Além disso, Lennon nunca gostou do conceito do álbum Abbey Road. Durante a entrevista, ele revelou: “Eu nunca gostei desse tipo de pop ópera do outro lado, eu acho que é lixo.” Segundo o artista, tanto “Mean Mr. Mustard” quanto “Sun King” eram “pedaços de lixo.”

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos