Salve Geral fica de fora da disputa pelo Oscar

Longa dirigido por Sérgio Rezende não está entre os nove finalistas a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro

Da redação Publicado em 20/01/2010, às 19h18

Salve Geral, longa-metragem dirigido por Sérgio Rezende que disputava vaga na categoria de melhor filme estrangeiro, está fora da lista de candidatos ao Oscar. A Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood divulgou, nesta quarta, 20, a lista dos nove finalistas que concorrem às cinco vagas da categoria.

O filme brasileiro tem como base os atentados da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que tomaram a cidade de São Paulo em 2006. O papel principal fica a cargo de Andréa Beltrão, uma professora de piano, viúva e endividada. Ela se envolve com a organização criminosa para proteger o filho de 18 anos, preso após incidente que resulta na morte de uma jovem.

Enquanto isso, as rixas internas e externas do PCC crescem. A situação explode quando o governo transfere, de uma só tacada, quase 800 presos para um presídio de segurança máxima do interior de São Paulo. O nome do filme vem daí - "salve geral" é o código para o início das rebeliões, que paralisaram São Paulo em maio, a partir do Dia das Mães.

Os cinco candidatos à categoria de melhor filme estrangeiro serão escolhidos pela Academia até o final deste mês. No dia 2 de fevereiro, em Los Angeles, será divulgada lista completa dos que concorrem à premiação. A 82ª edição do Oscar está marcada para o dia 7 de março, no Kodak Theatre, localizado em Hollywood.

Veja abaixo a lista dos nove finalistas:

O Segredo dos Seus Olhos, de Juan Jose Campanella (Argentina)

Samson & Delilah, de Warwick Thornton (Austrália)

The World Is Big and Salvation Lurks around the Corner, de Stephan Komandarev (Bulgária)

Un Prophète, de Jacques Audiard (França)

A Fita Branca, de Michael Haneke (Alemanha)

Ajami, de Scandar Copti e Yaron Shani (Israel)

Kelin, de Ermek Tursunov (Cazaquistão)

Winter in Wartime, de Martin Koolhoven (Holanda)

A Teta Assustada, de Claudia Llosa (Peru)