Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Samba mutante

Curumin promove seu segundo álbum com show cheio de ritmos em SP

Bruna Veloso Publicado em 11/05/2008, às 12h23 - Atualizado em 13/05/2008, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Curumin comanda a bateria com levada de samba - Katia Abreu/Divulgação
Curumin comanda a bateria com levada de samba - Katia Abreu/Divulgação

Ele parece ser mais conhecido lá fora do que aqui, mas o som é brasileiro - segundo ele mesmo define, um "samba mutante". A mistura com soul, dub, funk e a presença marcante de toques eletrônicos agradaram os gringos (elogios pela apresentação no festival South By Southwest, nos EUA), mas agora é vez do público daqui conhecer o som de Curumin, que está fazendo shows na capital paulista para promover o recém saído do forno Japan Pop Show, seu segundo disco.

VEJA A ENTREVISTA COM CURUMIN, CLICANDO AQUI. CONFIRA TAMBÉM TRECHOS DO SHOW EM SP, AQUI.

Curumin sobe ao palco à 1h25, acompanhado da dupla The Aipins. O show começa com peso na bateria em "Mal Estar Card". Mesmo depois de o vocalista/baterista pedir para que o som do baixo fosse aumentado, em diversos momentos a força das baquetas fez com que o instrumento se perdesse. Quando isso não acontecia, a linha de funk seguida por Lucas Martins se destacava entre os sons eletrônicos (executados por ele e Loco Sosa) e a voz de Curumin.

A Livraria da Esquina, onde aconteceu o show, permanece com as prateleiras cheias de livros enquanto o povo dança na pista improvisada. O palco é pequeno, perfeito para o clima intimista do lugar. Em "Samba Japa" (do primeiro CD, Achados e Perdidos), Curumin esbanja intimidade com a bateria na hora de mostrar a levada de samba que anima casais para dançar. O "Ah, moleque!" que dispara diversas vezes lembra Marcelo D2 - assim como os vocais a la MC que o cantor faz em alguns momentos da apresentação.

Os samplers de violão casam tão perfeitamente com o resto dos sons produzidos pelo trio que é difícil acreditar que não tem ninguém tocando o instrumento ao vivo. Os efeitos eletrônicos são bem trabalhados durante todo o show - apenas em "Vem Menina", são exagerados quando utilizados na voz do cantor.

Loco Sosa se diverte no MPC (Music Production Center, uma mistura de sampler com teclado), e interage com Curumin nos microfones. A mente criativa do trio parece satisfeita com a platéia - o "Massa, massa!" exclamado pelo cantor antes de "Japan Pop Show" vem em retribuição aos que não param de dançar na frente do palco.

"Japan..." ao vivo é muito mais poderosa do que na versão do CD (que Curumin lança oficialmente na semana que vem), misturando sons orientais, uma levada de reggae e o samba na bateria.

Os programadores batem nas teclas de seus respectivos MPCs em total sincronia em "Kyoto". Logo depois, o público se anima com o funk (dessa vez, no estilo carioca) de "Caixa Preta" (no CD, com participação de BNegão e Lucas Santana), e aplaude com vontade ao final.

O melhor vem quando Curumin troca as baquetas por um cavaquinho eletrônico turbinado por um pedal de wa-wa. Sosa assume o seu lugar na bateria para levar uma batida suingada em "Guerreiro", a mais cantada pela platéia. Para fechar, uma versão animada e original de "Feira de Acari", do MC Batata. Ele termina o show avisando que tem CD à venda a "dez real!". Curumin pode ser internacional, mas seu som cheio de groove e bom humor também deve agradar as platéias tupiniquins.