Samuel L. Jackson vai estrelar filme sobre piratas modernos

Ator será jornalista que negocia libertação de vítimas em navio sequestrado

Da redação Publicado em 10/05/2009, às 11h32

Inspirado nos recentes acontecimentos entre navios cargueiros europeus e piratas somalis na costa africana, o ator Samuel L. Jackson (Shaft) pretende levar para os cinemas história do jornalista e negociador profissional Andrew Mwangura, que esteve envolvido nos casos.

Em parceria com o produtor Andras Hamori (H20 Motion Pictures), o artista quer retratar a vida do profissional que foi o responsável por libertar a tripulação de uma navegação ucraniana (VS Faina), no começo do ano, que estava sob domínio de criminosos somalis, segundo informado pelo site da revista Variety.

Mwangura, que chefia o grupo Seafarers' Assistance Programme - um projeto sem fins lucrativos que presta ajuda humanitária aos navegantes - é quem faz as negociações entre vítimas e piratas, além de atuar como jornalista.

Fechado o interesse na história do profissional, Hamori foi à Mombassa, no Quênia, para discutir os direitos de Mwangura, o que o deixou impressionado quanto à proposta. "Ele [Hamori] disse que quer fazer uma história sobre minha vida. Fiquei muito surpreso. Ele estava tentando me encontrar há dois meses, mas não tinha o número de telefone certo", contou o jornalista ao diário britânico The Guardian.

Comentando sobre a atuação de Jackson como protagonista do filme, que não tem previsão para ser lançado, Mwangura afirmou que muitos acham-no parecido com o astro, mas que nunca o viu na vida. "Dizem que ele se parece comigo. Nunca o vi. Não tenho tempo de ir ao cinema ou de fazer alguma atividade social", explicou.

Antes de começar as filmagens, no ano que vem, Jackson deve visitar o negociador na África. A viagem, no entanto, não deve interferir nas gravações de Homem de Ferro 2, previsto para abril de 2010.