Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sarah Jessica Parker entra para governo Obama

Presidente apontou 25 pessoas ligadas ao meio cultural para assessorar Comitê de Artes e Humanidade; Edward Norton e Anna Wintour são outros novos membros

Da redação Publicado em 03/11/2009, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Sarah Jessica Parker e Edward Norton foram alguns dos escolhidos para integrar a equipe da Casa Branca. Eles são os novos integrantes do Comitê de Artes e Humanidades, que vai assessorar o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em questões culturais.

Além de Parker, que dividirá a nova função com as filmagens de Sex and the City 2, e Norton, Obama apontou outros 23 novos membros, em anúncio feito na segunda, 2, e repercutido na imprensa internacional. Entre eles, Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia) e Alfre Woodard (que interpretou Betty Applewhite na série Desperate Housewives), a editora-chefe da Vogue norte-americana, Anna Wintour, o violoncelista de ascendência chinesa Yo-Yo Ma, o diretor teatral George C. Wolfe e o arquiteto Thom Mayne.

O comitê foi criado em 1982, sob administração do republicano Ronald Reagan, ex-estrela hollywoodiana. Entre as missões capitais da entidade governamental estão o incentivo a programas culturais e o encorajamento de parcerias entre setores público e privado em projetos culturais (ao contrário do Brasil, a indústria do entretenimento recebe fatia ínfima de patrocínio estatal).

Em setembro, o mandatário norte-americano elegeu três líderes para esse braço cultural de seu governo: o produtor televisivo George Stevens Jr., a produtora teatral Margo Lion e Mary Schmidt Campbell, parte do corpo docente da Universidade de Nova York. A primeira-dama, Michelle Obama, é presidente honorária do painel de discussões.

No primeiro semestre, outro nome de Hollywood se aliou ao governo democrata. A diferença é que Kal Penn optou por trocar a carreira artística pelos afazeres na Casa Branca: ele abandonou a série House, na qual interpretava o Dr. Lawrence Kutner, para se tornar diretor-associado de relações públicas do governo. Ele já havia exercido função semelhante na campanha eleitoral de 2008, quando Obama venceu o republicano John McCain.