Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Luto

Scott Kempner, guitarrista do The Dictators, morre aos 69

Compositor também fundou a banda The Del-Lords

Scott Kempner (Foto: Erika Goldring/Getty Images for Americana Music Festival)
Scott Kempner (Foto: Erika Goldring/Getty Images for Americana Music Festival)

Morreu na última quarta, 29, o guitarrista, compositor e fundador das bandas The Dictators e The Del-Lords, Scott Kempner, aos 69 anos. A causa da morte foram complicações causadas por uma demência de início precoce. Top Ten — como era chamado — vivia em uma casa de repouso em Connecticut.

Nascido no Bronx, em Nova Iorque, Kempner começou a tocar com Andy Shernoff e Ross “The Boss” Friedman na faculdade. O trio fundou a The Dictatorsem 1974. A banda gravou três álbuns, até se separarem. A banda fazia reuniões ocasionais e em 2019 voltaram às atividades, até o diagnostico de demência do guitarrista. Go Girl Crazy!(1975), álbum de estreia do grupo, é considerado um dos primeiros trabalhos de punk rock. Kempner é um dos pioneiros do punk.

+++LEIA MAIS: Morre Shane MacGowan, cantor do The Pogues, aos 65 anos

Um tempo depois do final da banda, o compositor fundou a The Del-Lords, em parceria com Manny Caiati e Eric Ambel. A banda era fortemente influenciada pelo rock britânico dos anos 1960, especialmente os Beatles. “Os Del-Lords eram uma zona de conforto”, disse à Variety em 2008. “Era uma máquina bem lubrificada”.

Ele chegou a gravar sete álbuns com os Del-Lords, depois passou a se apresentar com outras bandas, como The Brandos, The Paradise Brothers e The Helen Wheels Band. Na carreira solo, foram três álbuns: Tenement Angels(1992), Saving Grace (2008) e o EP Lost Dreams (2017).

+++LEIA MAIS: Cantora Jean Knight morre aos 80 anos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!