Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Scott Stapp, líder do Creed, se tratou do transtorno bipolar e agora é uma personalidade da música e da TV

A volta por cima televisionada de um artista que ganhou manchetes, recentemente, da forma mais indesejada possível

Andy Greene Publicado em 16/11/2015, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por motivos de saúde, Scott Stapp cancela vinda ao país - Divulgação
Por motivos de saúde, Scott Stapp cancela vinda ao país - Divulgação

Em novembro do ano passado, Scott Stapp ligou para a escola do filho para dar uma notícia chocante: “Descobri que o núcleo do Estado Islâmico está dentro da minha própria família”, afirmou em uma mensagem de voz. A ligação, que Stapp, de 42 anos, nunca explicou, foi um dos incidentes mais perturbadores em uma série de comportamentos erráticos e paranoicos do líder do Creed – tão problemáticos que sua esposa, Jaclyn, exigiu que ele saísse de casa. Stapp passou cerca de um mês dirigindo a esmo pelos Estados Unidos e postando vídeos sem sentido no Facebook. Em um telefonema, mais ou menos na mesma época, sugeriu que a vida dele estava em perigo. Profundamente preocupada, Jaclyn ligou para o serviço de emergência. “Ele acha que faz parte da CIA”, disse ao atendente. “E que tem de assassinar o Obama.”

Veja nossa seleção das mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock.

No começo dos anos 2000, a mensagem cristã do Creed e o carisma de “Messias sem camisa” encarnado por Stapp ajudaram a banda a vender 50 milhões de discos. No entanto, seu abuso de álcool e drogas levou ao término da banda depois de Full Circle (2009). Stapp, que tem transtorno bipolar, foi colocado involuntariamente em uma instituição psiquiátrica no fim do ano passado. Após o tratamento, que incluiu medicamentos para controlar a doença, foi liberado e, pouco depois, ele e Jaclyn fizeram as pazes.

As 15 prisões mais estúpidas do mundo da música.

Ele manteve silêncio sobre o assunto até outubro, quando estreou no canal VH1 norte-americano a sexta temporada do reality show Couples Therapy (sem previsão de estreia no Brasil). Para ele, o programa é uma oportunidade de provar ao mundo que seu surto – que atribui a uma combinação de antidepressivos e medicamentos não receitados – ficou no passado. Também quer explicar a conversa sobre assassinar Obama, que lhe rendeu uma visita do Serviço Secreto. “No meu estado delirante, achei que Obama estava em perigo e tentei salvá-lo”, conta Stapp. “E a coisa toda foi distorcida. É impossível dar uma explicação razoável a alguém que está sofrendo delírios e alucinações.” Em Couples Therapy, ele e Jaclyn batem de frente com outros casais com quem dividem a casa, e tentam restabelecer os laços matrimoniais. Tudo sob vigilância das câmeras 24 horas por dia. “Passamos pela situação publicamente, então por que não continuar com isso publicamente?”

Elegemos os dez piores nomes de bandas antes da fama .

Stapp planeja lançar uma turnê solo, ano que vem, e espera que o Creed se reúna em algum momento. “Encontrei com eles por acaso em Orlando. Acabamos ficando na piscina por três horas, botando a conversa em dia. Espero que voltemos ao estúdio no futuro.”