Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A vez da fantasia

Scream Awards celebrou o terror e a ficção científica em cerimônia de premiação bem humorada, no último sábado, 17

Por Paulo Terron, enviado a Los Angeles Publicado em 21/10/2009, às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Já que o Oscar não dá muita atenção para os filmes de terror, o gênero ganhou uma premiação mais específica: o Scream Awards, produzido pelo canal pago Spike. Nesta quarta edição, realizada no Greek Theater (Los Angeles), no último sábado, 17, o público escolheu os vencedores em 32 categorias (que também abrangem longas e séries de TV de ficção científica e fantasia; a relação completa de ganhadores sai no próximo dia 27, quando o evento será transmitido nos Estados Unidos).

"Se alguém te atacar com uma faca, é terror", explicou o ator Elijah Wood, um dos convidados da noite. "Se for com uma espada, é fantasia." Mas ficou mais para a ficção científica mesmo: o novo Star Trek, de J.J. Abrams, levou a categoria principal ("the ultimate scream", correspondente a filme do ano) - e William Shatner, o Capitão Kirk da série de TV sessentista, foi receber. Sim, sem nem mesmo ter participado do filme e ainda ter reclamado disso.

"É uma grande honra aceitar este prêmio em nome de Jornada nas Estrelas 5: a Última Fronteira", disse, referindo-se ao longa que ele dirigiu em 1989. "Foi um filme subjugado." Acabado o choque e as risadas da plateia, ele continuou: "O novo Star Trek foi gigantesco. Imagine o quão maior poderia ter sido se eu tivesse participado!" E ainda se ofereceu para uma possível continuação: "J.J., me liga! Ou melhor, pode deixar que eu te ligo..."

Johnny Depp apareceu para receber o troféu de filme mais aguardado, por Alice in Wonderland, de Tim Burton, que estreia por aqui em abril de 2010. Mais tarde o ator voltou ao palco - que era decorado com uma versão estilizada do coelho de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas - para homenagear Keith Richards com a distinção de imortal do rock. "Com o holocausto nuclear só restarão as baratas e Keith Richards", justificou.

Outro homenageado foi o diretor George A. Romero (Noite dos Mortos Vivos, Creepshow - Show de Horrores), premiado pelo conjunto da obra de gênio - e introduzido por um empolgado Quentin Tarantino. "Senhoras, senhores e canibais: recebam o gênio! Todo mundo de pé!" Já Romero se confundiu ao anunciar o nome de seu novo filme de zumbis. Em vez de dizer Survival of the Dead, ele chamou o trabalho de Ressurection of the Dead - mas logo se corrigiu. "É que discutimos muito sobre isso", explicou.

O último louvado da noite entrou carregado por balões e pousou no meio do palco. Stan Lee, 86 anos e responsável por alguns dos personagens mais clássicos da editora Marvel (entre eles Homem-Aranha e Hulk), passou cerca de uma hora em pé, aguardando seu voo triunfal. Na frente das câmeras, não escondeu a empolgação. "Antes eu tinha vergonha de dizer que fazia quadrinhos", disse ele ao receber o prêmio Comic-Con ícone/conjunto da obra. "Hoje, se estou em uma festa, dizem 'com licença presidente Obama, o Stan Lee está ali!'."

Mas o Scream 2009 não foi só de felicidade. Premiada como melhor atriz de ficção científica por Tranformers - A Vingança dos Derrotados, Megan Fox aproveitou para dizer que não odiava os filmes da série, como havia supostamente declarado a várias publicações. "Houve muitos relatos falsos sobre o que penso sobre esse filme", disse. "Quero deixar claro que sempre me senti uma parte comum de algo extraordinário. O filme me tirou da obscuridade e me deu uma carreira, sou muito grata a todos envolvidos nesta cinessérie."

Os vampiros foram presença constante na festa deste ano: Crepúsculo foi escolhido melhor filme de fantasia e Taylor Lautner (cujo personagem, Jacob, terá grande destaque em Lua Nova, continuação da saga) foi o ator revelação. Já a série True Blood foi festejada nas categorias melhor vilão (para Eric, interpretado por Alexander Skarsgård, que dedicou o prêmio a um professor da infância: "Ele era muito mau e me inspira"), melhor ator de terror (para Stephen Moyer, o Bill), atriz de terror (Ana Paquin, a Sookie) e melhor série.

A edição 2009 do Scream Awards será transmitida no Brasil pelo canal pago TNT, à 00h35, na virada do dia 31 de outubro para 1º de novembro.