Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Biógrafo de Harper Lee diz que autora está sendo manipulada para publicar livro

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Charles Shields afirma que autora de O Sol é Para Todos está debilitada e não consegue mais tomar decisões

Redação Publicado em 11/02/2015, às 09h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harper Lee - AP
Harper Lee - AP

Após agitar o mundo literário com o anúncio do lançamento de um novo romance, Harper Lee está no centro de uma polêmica envolvendo Go Set a Watchman, primeiro livro dela em 55 anos.

Banidos, proibidos e queimados na fogueira

Charles Shields, principal biógrafo da autora, em entrevista à Folha de São Paulo, afirmou que Harper estaria sendo manipulada por Tonja Carter, advogada dela, para divulgar o livro. A ganhadora do Pulitzer por O Sol é Para Todos está parcialmente cega e perdeu a capacidade auditiva.

“Lee não está em condições de tomar decisões", afirmou ele. Segundo Shields, a escritora sempre soube do paradeiro do rascunho e deixou claro em diversos momentos que não queria publicá-lo. Essa informação contradiz o depoimento de Tonja, que diz ter localizado o manuscrito recentemente.

As melhores e piores adaptações de livros para o cinema

"O editor não estava entusiasmado com a história e instruiu Lee a abandoná-la. Até que surgiu a ideia de voltar no tempo e contar a história da mesma personagem, só que ainda criança. Ficou claro que a nova versão deveria substituir a original", diz Shields. A atriz Mia Farrow também se manifestou sobre o caso via Twitter: "Alguém está tirando vantagem de nosso tesouro nacional, Harper Lee, aos 88?", questionou.

Publicado em 1960, O Sol é Para Todos discute com profundidade as questões raciais durante a Grande Depressão. O romance foi premiado com um Pulitzer e se estabeleceu como uma obra obrigatória da literatura moderna norte-americana. Inspirando um longa-metragem de 1962, a história foi traduzida para 40 idiomas e vendeu mais de 40 milhões de exemplares em todo o mundo.

Go Set a Watchman pode ser compreendido como uma continuação de O Sol é Para Todos - que também foi traduzido no Brasil como Mataram a Cotovia ou Não Matem a Cotovia -, pois muitos dos personagens aparecem na trama que se passa 20 anos mais tarde. Entretanto, vale ressaltar que o “novo romance” foi escrito antes do célebre livro vencedor do Pulitzer. Por pedido dos editores, Harper adaptou o enredo aos anos da Grande Depressão. O novo livro da autora chega às livrarias norte-americanas em 14 de julho, com tiragem inicial de dois milhões de exemplares.

Morte da Irmã:

Logo após o anúncio do lançamento de Go Set a Watchman algumas suspeitas começaram a circular na internet. Discute-se a relação entre a morte de Alice Lee, irmã de Harper, e a divulgação da obra.

Retrospectiva 2014: Artistas da TV, cinema e música que lançaram livros

Isso porque Alice atuava como advogada da irmã, ficando conhecida por proteger os interesses editoriais e pessoais da autora. Falecida em novembro de 2014, aos 103 anos, Alice poderia ser um dos entraves para o acerto entre a editora e Harper.

Pessoas próximas à autora afirmam que ela sofre de senilidade e que há anos deixou de se preocupar com as cláusulas dos contratos propostos.