Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Seinfeld acusa criadores de Friends de plágio com ‘pessoas mais bonitas’; entenda

Séries possuem algumas semelhanças entre si

Redação Publicado em 05/06/2020, às 10h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco de Seinfeld (Foto: Divulgação) e Friends (Foto: Reprodução/Warner)
Elenco de Seinfeld (Foto: Divulgação) e Friends (Foto: Reprodução/Warner)

Quando Seinfeld estreou em 1989, a série revolucionou os programas de comédia na televisão estadunidense. Com o sucesso, vários seriados se inspiraram bastante no seriado - como era de se esperar - e Friends foi um desses exemplos. 

Para Jerry Seinfeld, criador da série de 1989, Marta Kauffman e David Crane, criadores de Friends, fizeram um plágio de Seinfeld, mas com "pessoas mais bonitas". A semelhança dos dois seriados se baseia na premissa, a qual acompanha amigos jovens, adultos, solteiros e residentes de Nova York em situações cotidianas.

+++LEIA MAIS: Final alternativo de Game of Thrones choca Kit Harington: ‘Isso é muito estranho’

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Jerry Seinfeld falou sobre essas semelhanças. "Nós pensamos: 'Eles [criadores de Friends] querem fazer nosso show com pessoas mais bonitas. É o que eles estão fazendo aqui'", comentou.

De acordo com o Showbiz Cheat Sheet, Larry David, co-criador de Seinfeld soube do comentário de Jerry e disse: "Ele disse isso? Ele está certo. Todos sabíamos disso. É só olhar para isso (Friends) - é um grupo de amigos em Nova York".

+++LEIA MAIS: Jason Statham perdeu papel de Tommy em Peaky Blinders por causa de uma mensagem de texto

No entanto, mesmo com essas semelhanças, as duas séries possuem diversas diferenças. Segundo o Cheat Sheet, Seinfeld é descrita como uma série sobre nada, conceito dito pelo criador como algo "inventado pela imprensa". Enquanto isso, Friends histórias mais envolventes.

Boa parte de Seinfeld acontece no apartamento do personagem principal e a maioria dos temas são nos pormenores que acontecem no cotidiano, como naquele episódio focado nos amigos na fila de espera para comerem em um restaurante chinês.

+++LEIA MAIS: De Beatles a Elton John: todos queriam ser como Little Richard [ANÁLISE]

Matt Zoller Seitz escreveu na Vulture sobre a particularidade do programa de 1989. "Seinfeld nunca se contentou apenas em divertir. Parecia detestar a idéia de que o público pudesse ficar muito confortável com isso. David advertiu a equipe de redação de que não haveria 'abraços, aprendizado' nos roteiros, e não havia. Nunca".

Já em Friends, as situações em que os seis amigos se envolvem, são sempre bem mais otimistas.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE