Selo de Jack White lançará single com remix de Carl Sagan e Stephen Hawking

Músico se interessou pela versão remixada de John Boswell para diálogos dos cosmologistas

Da redação Publicado em 05/11/2009, às 11h20

O que o roqueiro Jack White, o físico Stephen Hawking e o astrônomo Carl Sagan têm a ver? Os três têm ligação com "A Glorious Dawn", single com remix de falas de Hawking e Sagan (morto em 1996) que será lançado pelo selo independente Third Man Records, do músico do White Stripes, Raconteurs e Dead Weather.

A faixa sai nesta segunda, 9, e pode ser escutada no vídeo abaixo:

A inusitada música começou a ganhar corpo quando o compositor John Boswell pôs no YouTube remix em cima das palavras de Sagan, com auxílio do processador de áudio Auto-Tune e participação especial de Hawking (importada do documentário O Universo de Stephen Hawking, de 1997).

De acordo com o site do selo, a peça musical "é uma tocante combinação das sagazes palavras de Carl Sagan tiradas da sua magnífica série Cosmos". A referência é um programa de televisão feito pelo astrônomo, junto com sua mulher, Ann Druyan, em 1980, com a intenção de divulgar o saber científico.

"Com mais de um milhão de acessos, este é um projeto que vai muito além de fenômeno da internet", diz a nota no site do Third Man Records. O vídeo foi postado no YouTube em setembro, e já contabiliza cerca de 1,5 milhão de visitas.

A data de lançamento coincide com a data em que Sagan completaria 75 anos (ele morreu em 20 de dezembro de 1996). No mesmo dia, uma recepção no Congresso dos EUA organizada pela Planetary Society, cofundada pelo homenageado em 1980, receberá senadores, oficiais da NASA e cientistas.

Junto ao United Record Pressing, selo especializado em vinis, o Third Man Records vai prensar 150 cópias da edição especial Cosmos Colored Vinyl. A gravadora sob comando de White promete separar 50 delas para enviar, aleatoriamente, a consumidores que tiverem encomendado o single (a venda começa às 24h do dia 9).

Não a Slash

Com três bandas, uma carreira solo, participações em filmes e à frente do Third Man, White é um cara incansável. O músico, no entanto, não reservou espaço na agenda para participar do álbum solo de Slash.

É o que alega o guitarrista, que conheceu o sucesso no Guns N' Roses, banda que abandonou na década passada. "Queria ter Jack White cantando alguma coisa, mas ele não quis cantar", Slash contou ao site Music Radar. "Ele dissse, 'eu tocarei bateria, eu tocarei guitarra, mas não quero cantar. Ele era um cara com quem eu gostaria de trabalhar."

Conforme noticiou o Newsbeat, programa da estação britânica BBC Radio 1, Slash & Friends terá entre os colaboradores Andrew Stockdale (frontman do Wolfmother), Iggy Pop, Dave Grohl, Ronnie Wood, Flea, Fergie, Jason Bonham, Nick Oliveri, Adam Levine (Maroon 5) e Duff McKagan (companheiro no Guns N' Roses e Velvet Revolver).