Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Senado absolve Donald Trump em processo de impeachment

O presidente dos EUA respondia por acusações de obstrução de justiça e abuso de poder

Redação Publicado em 05/02/2020, às 19h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump, presidente dos EUA (Foto: Mark Seliger)
Donald Trump, presidente dos EUA (Foto: Mark Seliger)

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, foi absolvido pelo Senado nesta quarta, 5, do processo de impeachment, de acordo com a Veja. 

O pedido de impeachment de Trump tinha como base duas acusações: abuso de poder e obstrução do Congresso. Pelo primeiro, foi absolvido com 52 votos contra a condenação e 48 a favor; pelo segundo, 53 contra e 47 a favor.

+++ LEIA MAIS: Regina Duarte publica foto com artistas para celebrar cargo no governo - e vários pedem para ela apagar: 'Nunca compactuei com Bolsonaro'

A absolvição, porém, não é surpresa. Trump tem como aliados os republicanos, maioria no Senado norte-americano; durante o processo, o partido deixou claro que não votaria contra o presidente. 

Exceção à regra foi Mitt Romney; votou a favor da condenação sob a acusação de abuso de poder. O senador republicano, por votar contra o partido, despertou a ira dos colegas e do filho de Donald Trump, que o acusou de ser ”oficialmente um membro da resistência.”

+++ LEIA MAIS: Regina Duarte quer demitir presidente da Funarte que ligou rock a aborto e satanismo

Trump foi o terceiro presidente norte-americano a ser absolvido no Senado (antes dessa etapa, todos passaram em votação pela Câmara dos Deputados). Antes dele, foram Andrew Johnson (em 1868) acusado de violar uma lei que impedia o presidente de remover funcionários do governo de funções. Foi absolvido por um voto.

Em 1999, Bill Clinton envolveu-se em processos de obstrução de justiça e perjúrio na investigação de escândalo sexual no gabinete.

+++ LEIA MAIS: Banda russa Pussy Riot provoca Bolsonaro em pôster de festival Verão Sem Censura, em SP 

Donald Trump foi acusado por obstrução do Congresso e abuso de poder por supostamente ter pressionado a Ucrânia a investigar Joe Biden e Hunter, filho dele, para obter vantagem nas eleições presidenciais de 2020. 

 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL