Série de filmes The Blues é exibida em museus de São Paulo

As sessões são acompanhadas por uma conversa com o músico Nuno Mindelis e o ator e dramaturgo Mário Bortolotto

Redação Publicado em 04/05/2014, às 10h57 - Atualizado às 14h40

Martin Scorsese
Chris Pizzello/AP

Desde a última quarta-feira, 30, cinco episódios da série The Blues, idealizada pelo cineasta Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street, Ilha do Medo), estão sendo exibidos nos museus de Arte Moderna e da Imagem e do Som, e no Teatro World Trade Center, em São Paulo. Como adição às sessões, o guitarrista Nuno Mindelis e o ator e dramaturgo Mário Bortolotto comandam um bate-papo sobre os longas e o estilo musical retratado por eles: o blues.

Nuno Mindelis está na nossa lista 70 Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão.

Lançada em 2003 e exibida pelo canal norte-americano PBS, a série The Blues é composta por sete filmes – cada um assinado por um diretor diferente – que contam a história do blues. De todos os longas, cinco deles foram escolhidos para pautar a conversa com Mindelis e Bortolotto. Os dois artistas também têm carreiras que se confundem com o estilo musical, uma vez que o blues é a maior influência do guitarrista e está presente na obra do cineasta, que também é cantor e compositor da banda Saco de Ratos Blues.

The Soul of a Man, dirigido por Wim Wenders (Pina), é sobre a carreira de buseiros como Blind Willie Johnson e Skip James. Piano Blues, por Clint Eastwood (Menina de Ouro), vai atrás dos músicos que se caracterizaram por levar o estilo ao piano, como Ray Charles. Red, White and Blues, por Mike Figgis (Despedida em Las Vegas), se dá acerca do blues britânico.

Em Godfathers and Sons, o diretor Marc Levin (Slam) conversa com Marshall Chess, filho de Leonard Chess, dono da lendária e pioneira gravadora Chess Records. Por último, Feel Like Going Home, dirigido pelo próprio Martin Scorsese, faz uma viagem ao blues do delta, com imagens de arquivo de John Lee Hooker e Muddy Waters, além de uma passagem pela África.

Todos os eventos são gratuitos. Veja abaixo a programação:

Piano Blues

5 de maio (segunda-feira), das 16h às 19h

Museu da Imagem e do Som de São Paulo – Av. Europa, 157, Jardim Europa – São Paulo, SP

Red, White and Blues

5 de maio (segunda-feira), das 19h30 às 22h30

Museu da Imagem e do Som de São Paulo – Av. Europa, 157, Jardim Europa – São Paulo, SP

Godfathers and Sons

11 de maio (sábado), das 15h às 18h

Teatro World Trade Center – Av. das Nações Unidas, 12.551, Itaim Bibi – São Paulo, SP

Feel Like Going Home

17 de maio (sábado), das 15h às 18h

Teatro World Trade Center – Av. das Nações Unidas, 12.551, Itaim Bibi – São Paulo, SP