Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Serviço de streaming Tidal chega ao Brasil com opção de alta qualidade

Plataforma de Jay Z não oferece acesso gratuito e tem como bandeira remunerar artistas de maneira justa

Redação Publicado em 29/09/2015, às 15h36 - Atualizado às 17h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Serviço de streaming de Jay Z, Tidal - Divulgação
Serviço de streaming de Jay Z, Tidal - Divulgação

O serviço de streaming criado por Jay Z e apoiado por uma série de artistas – entre eles Beyoncé, Jack White, Kanye West, Rihanna e Arcade Fire – Tidal chega ao Brasil nesta terça-feira, 29. A plataforma aposta em uma opção de streaming de alta qualidade e sem anúncios para se diferenciar no mercado.

Saiba quem são as cinco pessoas mais poderosas no mundo do streaming musical.

O Tidal rivaliza agora com outros serviços, como o Spotify, Deezer, Apple Music, Rdio, Napster, Google Play Music, entre outros, já estabelecidos no país. Assim como os concorrentes, a plataforma de Jay Z oferece uma opção convencional, a R$ 14,90 mensais, além do modo “HIFI” – com áudio sem compressão, de qualidade equivalente à de “um CD ou vinil”, segundo comunicado –, por R$ 29,80.

Com um catálogo de 35 milhões de músicas e cerca de 85 mil vídeos em HD (quantidade análoga as dos concorrentes), o Tidal tem como bandeira não apresentar uma versão gratuita, o que, segundo alegam os criadores e apoiadores, é uma das maneiras de remunerar de maneira mais adequada os artistas. Na chegada ao Brasil, entretanto, a plataforma oferece um mês de uso gratuito para testes.

Edição 107: Apple entra – já causando polêmica – no disputado mercado dos serviços de streaming de música.

Outra maneira de o Tidal “proteger” o artista é com a opção de o músico independente carregar suas obras ter que dividir os direitos com gravadoras ou selos. Há ainda o Tidal Discovery – que apresenta novos talentos – e o Tidal X – com transmissão ao vivo de shows ao vivo –, além da criação de playlists personalizadas e com curadoria especializada.

Nos Smartfones, o Tidal está disponível para iOS e Android (ainda não há opção para Windows mobile, por exemplo) e, na internet, para PC e Mac.