Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sexualidade de Harry Styles é confrontada por colunista: 'linha tênue'

Artigo do The New York Times questiona uso de símbolos queer por ídolo britânico - sem o acompanhamento de um posicionamento explícito em prol da comunidade LGBTQIAP+

Redação Publicado em 30/08/2022, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harry Styles (Getty Images)
Harry Styles (Getty Images)
Um artigo publicado no último sábado (27) no The New York Timeschamou atenção por tratar de forma frontal a sexualidade de Harry Styles. Escrito pela colunista Anna Marks, editora-assistente da seção de opinião, o texto detalha as acusações de queerbaiting do ídolo pop, enquanto o confronta por utilizar da simbologia LGBTQIAP+ em suas performances sem propriamente engajar em nenhuma luta política em prol desta comunidade.
"Discussões sobre a identidade de qualquer um, incluindo celebridades, é inretentemente complicado. Mas em uma cultura obcecada por políticas identitárias e ainda marcada pela homofobia, inevitável que questionemos quem de fato são nossos ídolos, especialmente se seu estilo e sua mística nos convidam a fazer perguntas", diz o artigo.
+++ LEIA MAIS: Harry Styles responde teoria de que estaria ficando careca
Harry Styles (Getty Images)
Harry Styles (Getty Images)
Ao descrever os símbolos queer aos quais se refere, a colunista aponta para as flores na lapela - referência a Oscar Wilde -, para o verso 'never gonna dance again', de George Michael, tatuado no pé de Styles, para o lenço no bolso traseiro, antigo símbolo de identificação gay nos Estados Unidos, e, claro, à bandeira do arco-íris levantada por Styles com frequência em suas apresentações.
Com o título Harry Styles Walks a Fine Line ('Harry Styles anda em linha tênue'), o texto imagina duas respostas possíveis para o que julga ser uma confusão identitária de Styles - a de um homem heterossexual, que se apropria da identidade de uma comunidade marginalizada; ou a de um artista com sexualidade reprimida, que vê na identidade queer uma forma de ser aceito por seus pares.
Anna Marks ainda cita regressões dos direitos LGBTQIAP+ em locais por onde o astro britânico passou com sua turnê mais recente, a Love On Tour:
+++ LEIA MAIS: Harry Styles: a vida quase real do maior ídolo pop do momento
"Nos Estados Unidos, onde Styles comanda o palco, projetos de lei anti-LGBTQ tornaram-se comuns em muitas legislaturas estaduais . Na Europa Oriental, onde ele excursionou no início deste verão, os direitos LGBTQ regrediram . E em muitos outros mercados ao redor do mundo, nossa existência é negada, se não totalmente criminalizada. Frente a isso, o Sr. Styles não propõe uma rebelião aberta, mas sim o apelo fácil de 'tratar as pessoas bom bondade' - um lugar comum fraco diante do fanatismo que marca 2022."
Harry Styles (Getty Images)
Harry Styles (Getty Images)
Anna Marks conclui seu texto com um alerta ao uso dos símbolos de uma comunidade por um artista - que exigiria, segundo ela, uma atenção maior diante da luta política pelos direitos da mesma: "Não importa como ele se identifique, se o Sr. Styles deseja dançar com nossos símbolos, ele deveria prestar mais atenção ao lado político deles, independente de desejar ou não nossa liberdade".

Exigência "imatura"

À Folha de São Paulo, o colunista João Pereira Coutinhoquestionou o tom de confronto aberto de Marks para o The New York Times, que julgou 'imaturo' pela forma como ignora as ambiguidades e subjetividades da sexualidade e da experiência humana:
"O texto é uma peça cômica sobre as contradições do discurso progressista em matéria sexual. A primeira dessas contradições assenta na própria ideia de fluidez: por que motivo o gênero pode ser fluido, mas todo o resto deve ser rígido e perfeitamente identificável? Mistério."
Harry Styles (Getty Images)
Harry Styles (Getty Images)
Para Coutinho, seria "perfeitamente legítimo", que Styles se sinta heterossexual em casa e queer nos palcos (e vice-versa). O colunista ainda defende que "nenhuma pessoa civilizada nega a importância de lutar por uma sociedade que não humilhe ou discrimine a diferença" - embora sem citar ou responder às regressões dos direitos LGBTQIAP+ apontadas no texto do The New York Times.
Em sua opinião, Coutinho defende o direito do cantor a ter preservada sua vida privada, negando a necessidade da identificação pública de uma sexualdiade, "nem mesmo em nome da luta conta a homofobia".
"A exigência de Marks para que Styles saia do armário me parece tão totalitária como a exigência dos moralistas jurássicos para que os gays permaneçam no armário."

O que diz Styles

Capa global da Rolling Stoneem agosto, Harry Styles falou sobre a exposição de sua vida pessoal e de sua sexualidade - escrutinada desde a adolescência - em público. 
Harry Styles para a Rolling Stone
Caption
“Nunca falei em público de minha vida fora do trabalho e isso me beneficiou”, explica, talvez antecipando-se. “Sempre vai haver uma versão de uma narrativa e eu acho que decidi não gastar tempo tentando corrigir ou redirecionar nada, de nenhuma forma.”
Sem exceder-se, Styles comentou o quão bobo acha alguns argumentos sobre como ele deveria identificar-se. “Algumas pessoas dizem ‘Você só aparece publicamente com mulheres’ e eu não acho que tenha aparecido em público com ninguém, de fato. Se alguém tira uma foto sua com alguém, não significa que você tenha escolhido assumir alguma relação publicamente com ninguém.”
À reportagem, Styles ainda comentou sobre seu papel em My Policeman, longa que estrela como protagonista de um romance com outro homem. 
No filme, Styles interpreta Tom, um policial que se apaixona por um curador de museu chamado Patrick (David Dawson).  Ambientado nos anos 1950, quando relações entre pessoas do mesmo sexo ainda eram ilegais no Reino Unido, o casal acaba se relacionando em segredo enquanto Tom busca um casamento com uma professora chamada Marion (Emma Corrin).
Harry Styles e David Dawson em My Policeman (Getty Images)
Harry Styles e David Dawson em My Policeman (Getty Images)
O filme se alterna entre o passado e o presente, quando o trio se reúne em uma terrível circunstância. “É obviamente incomensurável pensar hoje em dia ‘Oh, você não podia ser gay. Isso era ilegal’”, diz Styles. “Acho que todos nós, incluindo a mim, tem sua própria jornada de descoberta sexual até sentir-se confortável com isso.” Para ele, My Policemané uma história cheia de humanidade. “Não é como se fosse ‘Essa é uma história gay sobre esses caras sendo gays’, mas sobre amor e sobre tempo perdido, para mim.”
Segundo Styles, Michael Grandage, o diretor do filme, quis evidenciar como é o sexo entre dois homens nas cenas entre Tom e Patrick. “Muito das cenas de sexo gay nos filmes envolve dois caras se pegando e isso acaba removendo a beleza da coisa”, Styles segue. “Imagino que algumas pessoas que vão assistir estavam vivas nessa época em que ser gay era ilegal e Michael quis mostrar o quanto isso é belo e sensível, cheio de amor.”