SF9, atração principal da K-Expo Brasil, revela chave do sucesso: 'Sempre tentar alcançar um novo estilo de música' [ENTREVISTA]

Megafestival online de cultura coreana acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro

Clara Guimarães | @claracastrog Publicado em 22/10/2020, às 07h00

Grupo de k-pop SF9
Foto: Divulgação

Com apenas alguns dias restantes para a K-EXPO Brasil, megafestival de cultura coreana online, a Rolling Stone Brasil conversou com a atração principal do evento: o grupo de k-pop da FNC Entretainment, SF9

+++ Leia Mais: Blackpink: Sem esconder crueldade da indústria do k-pop, JiSoo, Jennie, Rosé e Lisa brilham na individualidade em documentário da Netflix [REVIEW]

A K-EXPO, que vai rolar entre 23 e 25 de outubro, foi organizada pelo Centro Cultural Coreano. A festa gratuita promete concursos de culinária, painéis, lives sobre turismo e, obviamente, as apresentações de grupos de k-pop.  Além do show, o SF9 — que já veio ao Brasil em 2018 — vai preparar uma live fanmeeting exclusiva para os fãs brasileiros.

O grupo formado por Youngbin, Inseong, Jaeyoon, Dawon, Zuho, Rowoon, Yoo Taeyang, Hwiyoung e Chani estreou em 5 de outubro de 2016 com o álbum Feeling Sensation, que tinha como single principal "Fanfare".

Desde então, o k-pop só cresceu mundialmente liderado por grupos como BTSBlackpink, que já são conhecidos do público geral. Mas, por trás desses nomes, existem centenas de grupos, como o SF9, que ganharam a atenção internacional de quem se aventura mais profundamente no estilo musical.

+++ LEIA MAIS: BTS quebra mais um recorde do Guinness ao entrar em nova rede social

O que vocês acham que torna o k-pop e o SF9 tão atraentes para o público? "Acredito que o K-POP é atraente para os fãs por ter sua própria ‘cor’. Sabemos de qual maneira especial o público gosta do nosso trabalho, e este trabalho que fazemos como SF9 é sempre uma tentativa de alcançar um novo estilo de música. Também priorizamos entregar diferentes tipos de 'charmes' em cada single", revelou Taeyang.

Entre as perguntas sobre o festival, o aniversário de quatro anos do grupo, o novo álbum e o sucesso mundial do k-pop, os membros revelaram como estão as preparações para o show nesse período distinto. 

+++ LEIA MAIS: Por que o BTS não tem conta individual no Twitter e Instagram?

"Por ser um show online, pode ser mais difícil fazer o público se sentir tão próximo. Por isso, focando neste ponto, vamos realizar um show online como se estivéssemos no palco ao vivo, na frente do público, trazendo toda nossa energia para os fãs brasileiros", contou Zuho.

Enquanto treinam diariamente e se preparam para o show e o encontro virtual com os fãs, os membros buscam formas de passar pelo período complicado de distanciamento dos palcos.

"Estou aproveitando para ter momentos comigo mesmo. Ficando sozinho em casa e aproveitando minha própria companhia, um bom momento de reflexão e autoconhecimento", revelou Zuho.

+++ LEIA MAIS: Conheça Blackpink, a girl band que ultrapassou o BTS ao fazer justamente o oposto deles

A pandemia do coronavírus também impediu que o grupo comemorasse o aniversário de quatro anos como desejavam. Sem poder fazer um evento presencial, os membros contam que usaram os recursos online para ficarem mais próximo dos Fantasy - nome dos fãs de SF9

"Para presentear nossos fãs, que também fazem parte da história do grupo, fizemos uma V-Live (nome de plataforma de lives utilizadas pelos artistas sul-coreanos) e preparamos nosso show, foi assim que interagimos com nossos fãs para comemorarmos juntos o  4º aniversário da SF9", contou Jaeyoon.

O SF9 também entregou outro presente para os fãs: um mini álbum especial de comemoração do aniversário de quatro anos. Nas três faixas do Special History Book, o grupo relembra os vários momentos que passaram juntos.

+++ LEIA MAIS: Cantor Charlie Puth se desentende com fãs do BTS: ‘10 anos atrás mensagens assim me afetariam profunda e negativamente’

Teve algum mais marcante? "Existem muitos momentos em minha memória, mas um dos mais marcantes foi quando conseguimos 1º lugar com nossa música, foi o primeiro 1º lugar na minha vida! Então, acredito que este tenha sido um momento muito emocionante e marcante também", revelou Jaeyoon.

Mesmo tendo estreado em 2016, a primeira vitória em um programa de música sul-coreano  aconteceu apenas em janeiro deste ano, com a música de comeback "Good Guy". Após o anúncio do prêmio, os membros do SF9 desabaram em um choro coletivo e abraços significativos.

+++ LEIA MAIS: Jungkook, do BTS, rasga a calça enquanto dançava em show; assista

"Esta vitória aconteceu por causa dos Fantasy e a lembraremos pelo resto das nossas vidas. Vamos trabalhar duro", reforçou o líder Youngbin. "Este é um prêmio que nos foi dado por muitas pessoas que nos amam! Vamos voar mais alto em 2020!", completou Inseong

Sem esquecer dessa promessa feita no início do ano, a música principal do projeto especial de aniversário do SF9, "Shine Together" teve letra escrita pelos membros Youngbin, Jaeyoon, Zuho, Hwiyoung e Chani.

"A música que leva o título, 'Shine Together' significa muito para nós, pois é neste single que nós expressamos todos os nossos sentimentos, inclusive de gratidão aos nossos queridos fãs, além de ser feita com o nosso coração para a comemoração do 4º ano do SF9", diz Taeyang

Em especial nesse momento que requer o distanciamento, as letras parecem ficar ainda mais significativas. "A parte que mais me emociona é quando cantamos 'Quando estiver dolorido e cansativo, caminhe se apoiado em mim e segure em minhas mãos'", continuou Inseong. "Com certeza sentimos muitas saudades de um show com a energia dos fãs interagindo junto", completou Dawon.

+++ LEIA MAIS: Quem é a nova geração do k-pop: o que esperar do futuro dos ídolos sul-coreanos?

Embora não possam visitar pessoalmente o Brasil em 2020, os membros não esqueceram do calor da plateia. "Brasil Fantasy! Agradecemos muito por ter nos esperado por tanto tempo! Espero que aproveitem muito o nosso fanmeeting e nos vemos em breve! Muito obrigado!", agradeceu SF9.