Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Shawn Mendes mergulha no álbum mais pop da carreira e sampleia funk brasileiro [REVIEW]

Melodia do funk "Parado no Bailão" pode ser ouvida na canção "Higher"

Itaici Brunetti Publicado em 04/12/2020, às 09h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Shawn Mendes mergulha no álbum mais pop da carreira e sampleia funk brasileiro [REVIEW]

A passagem de Shawn Mendes pelo Brasil em 2019 foi, provavelmente, impactante para o cantor. Além do canadense ter cancelado uma de suas apresentações em São Paulo por motivo de saúde, e que serviu de pilar para o documentário "In Wonder", da Netflix, parece que um ritmo nosso não saiu de sua cabeça, o do hit "Parado no Bailão", de MC L Da Vinte e MC Gury.  

Aos primeiros segundos da música "Higher", a terceira faixa do novo álbum, "Wonder", lançado nesta sexta-feira (4), a melodia de "Parado no Bailão" vem imediatamente à cabeça, pois se ouve ao fundo um sampler do funk brasileiro que dá ritmo à canção. Seria uma homenagem de Mendes ao Brasil? 

+++LEIA MAIS: Shawn Mendes: In Wonder mostra cenas do cantor frustrado após cancelamento do show em SP

Os fãs imediatamente perceberam a "coincidência" e colocaram o nome do cantor no trending do Twitter. "Nunca imaginei ouvir 'Parado no Bailão' em uma música do Shawn Mendes", escreveu uma internauta, enquanto outro tuitou: "Mostrei 'Higher' para a minha mãe e ela começou a cantar 'Parado no Bailão'".

Teve também quem não gostou e disse: "O gringo achou que ninguém ia perceber que ele copiou 'Parado no Bailão' descaradamente. Não conte comigo para nada". 

Ouça abaixo as duas músicas e compare:


O álbum

Com 14 faixas, "Wonder" aponta uma direção que já estava sendo traçada pelo cantor de 22 anos: se tornar cada vez mais pop, dançante, envolvente e ficar lado a lado às maiores estrelas de sua geração, como Justin Bieber e Ed Sheeran. No álbum anterior, "Shawn Mendes", de 2018, esse movimento já era perceptível e agora ficou escancarado - da melhor maneira possível. 

As primeiras músicas divulgadas, "Intro" e "Wonder", mostravam um caminho mais melancólico do canadense, com pianos em primeiro plano e orquestrações ao fundo, mas é em "Higher", "Teach Me How To Love" e "Call My Friends" que o cantor se solta e mostra a sua ambição de dominar as rádios e os serviços de streaming, coisa que, convenhamos, não é um grande obstáculo para ele. 

+++LEIA MAIS: Shawn Mendes se arrisca no português e protesta contra mudanças climáticas em São Paulo

Outro fator que o aproxima cada vez mais do pop é o flerte com as batidas eletrônicas e os sintetizadores que têm se tornado frequentes em seus álbuns. "Piece Of You" , "Dream" e "Monster", que já tinha sido divulgada como single e conta com participação de Bieber, são ótimos exemplos dessa aproximação sonora. 

As baladas cantadas cheias de emoção, que é uma das marcas registradas do cantor, também estão presentes no trabalho. Os destaques vão para "24 Hours", "Song For No One", e "Always Been You".

Em "Wonder", Shawn Mendes abraça definitivamente o pop, mas sem deixar de ser ele mesmo. 

+++ TICO SANTA CRUZ: 'A GENTE QUERIA PROVOCAR OS CONSERVADORES' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL