Shawn Mendes pede desculpas por tuítes racistas, mas não assume culpa

Em uma roda de perguntas e respostas, o artista foi interrogado sobre comentários insensíveis feitos em 2013

Redação Publicado em 24/08/2019, às 12h12

None
Shawn Mendes (Foto: Scott Roth/Invision/AP)

Durante uma sessão de perguntas, Shawn Mendes foi interrogado sobre uma série de publicações racistas e insensíveis feitas por ele em 2013, mas, apesar de pedir desculpas, ele se eximiu da culpa.

Ao compartilhar uma foto no Instagram, agora deletada, o artista pop de 21 anos usou o termo “N*gga”, essencialmente pejorativo, para se referir ao amigo de pele escura (a palavra era muito usada por brancos norte-americanos para indicar que os negros eram inferiores).


(Foto: ShawnMendes/Instagram)

 

No Twitter, um post, também deletado, compara mulheres brancas a mulheres negras ao dizer: “Garotas da pele clara >>”, com o símbolo de “maior que”.


(Foto: ShawnMendes/Twitter)

 

Em um outro comentário, Shawn Mendes brinca: “Eu sou negro, queimado, você sabe.”



(Foto: ShawnMendes/Twitter)

 

No Snapchat, o cantor ainda compartilhou uma foto na qual seu cabelo está armado e, na legenda, escreveu: "Eu tenho um cabelo AFRO!"


(Foto: ShawnMendes/Snapchat)

 

Um vídeo publicado pelo site Pop Crave mostra alguém na plateia questionando Shawn Mendes sobre os "tuítes ignorantes" de quando ele tinha 14 anos: "Acredito que tenham sido deletados recentemente, mas por que nunca foram reconhecidos?"

Em resposta, o cantor alegou que o passado deve ficar para trás. "É preciso seguir em frente a partir de muitas coisas", disse. "Eu tinha amigos quando eu tinha 14 anos que pegavam meu celular e postavam coisas deles porque achavam divertido que tinha, tipo, 2 mil seguidores. E era essa coisa grande, eles postavam fotos deles mesmos e na época eu não estava pensando sobre isso."

E continuou: "Eu não tinha ideia de que teria 50 milhões de seguidores, o que não melhora nada. Mas, sim, peço desculpas por todas as coisas insensíveis que eu disse no passado, mas eu acho que não é a minha personalidade."

Assista ao vídeo aqui.

 

De acordo com o Mirror Online, a resposta não agradou a muitos usuários do Twitter, que compartilharam o sentimento de frustração: "Shawn Mendes contando que seus amigos usaram seu telefone e publicaram aqueles tuítes racistas, vocês apoiam? Ele não é capaz de assumir a responsabilidade por suas ações. Que coisa triste e patética."

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos