Shelley Berman, famoso comediante e ator de Curb Your Enthusiasm, morre aos 92 anos

Primeiro comediante a ganhar um Grammy, ele teve papéis em produções como Friends e viveu o pai de Larry David na série da HBO

Rolling Stone EUA Publicado em 01/09/2017, às 15h24 - Atualizado às 15h42

Shelley Berman, ator e comediante norte-americano, em imagem de Curb Your Enthusiasm
Reprodução

Shelley Berman, conhecido comediante de stand-up nos anos 1950 e 1960 e que atuou com frequência nos anos 1980, morreu nesta sexta, 1º, na casa dele, em Bell Canyon, no estado norte-americano da Califórnia. Ele tinha 92 anos de idade.

O site oficial do comediante citou complicações relacionadas a um mal de Alzheimer como causa da morte. Em uma postagem separada, na página oficial de Berman no Facebook, um amigo do comediante: “Ele se foi pacificamente, enquanto dormia, sem dor, segundo puderam informar os funcionários do hospital.”

Nascido em Chicago, Berman viveu uma época de stand-up e ficou conhecido por se sentar enquanto fazia os números, frequentemente incluindo o notável estilo “conversa ao telefone”, que ele os companheiros comediantes de Chicago, como Bob Newhart, aperfeiçoaram. Durante a carreira, Berman também trabalhou com o duo de comediantes que viraram cineastas, Mike Nichols e Elaine May, assim como Jerry Stiller e Anne Meara.

Berman foi o primeiro comediante a ganhar um Grammy, tendo levado a categoria inaugural Melhor Performance de Comédia, em 1959, pelo primeiro álbum de comédia dele, Inside Shelley Berman. O LP também foi o primeiro de comédia a vender mais de meio milhão de cópias, tendo chegado inclusive ao segundo lugar da parada norte-americana de discos.

Além do trabalho na comédia, Berman teve papéis memoráveis tanto na televisão quanto no cinema: ele interpretou Archibald Beechcroft no episódio “The Mind and the Matter” de The Twilight Zone e, mais famosamente, deu vida a Nat, pai de Larry David, em Curb Your Enthusiasm, um papel que rendeu a Berman uma indicação ao Emmy.

Berman também teve papéis recorrentes em séries como Friends, L.A. Law e Boston Legal e apareceu em filmes como Vassalos da Ambição, Entrando Numa Fria Maior Ainda e O Amor Não Tira Férias.