Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Show histórico de Bruce Springsteen é resgatado depois de 41 anos e lançado oficialmente

Diversas gravações da apresentação foram recuperadas e transformadas em disco pela equipe do cantor

Andy Greene, Rolling Stone EUA Publicado em 07/09/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruce Springsteen (Foto:Brad Barket/Invision/AP)
Bruce Springsteen (Foto:Brad Barket/Invision/AP)

Não faltam gravações do inesquecível Bruce Springsteen feitas pelos fãs, mas um dos mais queridos shows foi gravado no Capitol Theatre em Passaic, em Nova Jersey, no dia 19 de setembro de 1978. Era uma noite extremamente quente no meio da turnê de Darkness on the Edge of Town, quando a E Street Band estava em plena forma, e uma transmissão na rádio WNEW-FM Nova York e em outras nove estações significava que o áudio do show logo seria prensado em vinis e vendido ilegalmente em todo o país em lojas de discos que não se preocupavam com coisas desagradáveis, como a lei de direitos autorais. (A gravação mais famosa do show era chamada Piece De Resistance, mas existiam muitas outras.)

+++LEIA MAIS: Bruce Springsteen enfim lança música criada para Harry Potter; ouça 'I’ll Stand by You'

Demorou 41 anos, mas a equipe de Springsteenfinalmente escavou as gravações originais, remixaram e juntaram o áudio do show para ser vendido para os fãs como parte da série de arquivos do Springsteen. Essa sempre foi uma das melhores gravações do cantor, mas a nova versão faz de todas as anteriores praticamente obsoletas. 

Esse foi o primeiro show de três no Capital Theatre. No mês anterior, Springsteen foi a principal atração no Madison Square Garden pela primeira vez na carreira, mas era um local intimista, e padrões de turnê como "Thunder Road", "Racing In the Street" e "Because the Night" nunca soaram melhor. No ano passado, dia 20 de setembro, o show no Capital Theatre também foi oficialmente disponibilizado, mas a maioria dos fãs sentem que a apresentação do dia 19 de setembro foi a melhor. Ela também ocupa um lugar alto na lista de melhores shows de todos os tempos de Bruce Springsteen.

+++LEIA MAIS: Madonna e Bruce Springsteen no topo das paradas repetem feito de 1985; entenda

A equipe oficial de Springsteen tem vendido downloads oficiais de shows aos fãs nos últimos cinco anos e, durante esse período, conseguiram juntar a maioria das épocas da carreira do cantor, com a exceção mais notável de qualquer coisa antes de 1975. Isso aconteceu devido à ausência de fitas de qualidade desse período. Novos shows são lançados na primeira sexta-feira de cada mês.