Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sigur Rós inflama dinâmicas em show para “fãs silenciosos” em São Paulo

Banda islandesa reuniu cerca de 7 mil no Espaço das Américas, em edição do Popload Gig

Lucas Brêda Publicado em 30/11/2017, às 15h41 - Atualizado às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sigur Rós durante show no Espaço das Américas, em São Paulo - Lucas Guarnieri
Sigur Rós durante show no Espaço das Américas, em São Paulo - Lucas Guarnieri

É uma cena difícil de imaginar: um artista islandês lotando praticamente todos os 7 mil lugares de uma casa como o Espaço das Américas, em São Paulo (que vai receber em breve, por exemplo, o astro britânico Harry Styles), em plena quarta-feira, 29, um dia de semana. E não se trata da consagrada Björk e nem dos “queridinhos” do Lollapalooza Of Monsters and Men, que já esteve no Brasil duas vezes recentemente.

O grupo em questão é o Sigur Rós, um (agora) trio de post rock/post punk cultuado mundialmente e que retornou ao Brasil após 16 anos da passagem anterior. O show, uma “edição de luxo” do Popload Gig, foi uma espécie de encontro ritualístico, que pouco teve de interação e agitação, mas no qual os presentes puderam compartilhar da atmosfera reflexiva criada pelas sonoridades estendidas e os cenários iluminados dos europeus.

As estruturas foram fundamentais para o show. Havia diversos bastões e construções que mudaram de brilho e entonação conforme a canção apresentada e o telão foi uma atração complementar, exibindo tanto gravações de cenários filmados quanto animações baseadas em formas geométricas, variando cores e dimensões de profundidade. Até por isso (a impossibilidade de trazer a estrutura completa de show), a banda demorou a vir ao Brasil, segundo os integrantes revelaram em entrevista ao Estado de S. Paulo.

Com os estímulos visuais, o show do Sigur Rós foi praticamente “silencioso” por parte do público. Ninguém cantou junto – até porque praticamente ninguém entende islandês ou "vonlenska", língua criada pelo líder da banda, Jónsi Birgisson – e os gritos vinham normalmente quando as canções acabavam ou quando mudavam drasticamente de direção para um momento de maior agitação. O próprio vocalista e guitarrista até interpretou algumas das poesias, mas o jeito que ele abordou e costuma abordar os vocais acabou fazendo do microfone praticamente um instrumento adicional na sonoridade dos islandeses.

Birgisson, aliás, é o mais fundamental dos integrantes. Os vocais dele podem soar melancólicos e tranquilos e atingir o ápice de potência em questão de segundos (como na performance de “Dauðalagið”) e todo o instrumental do trio cresce junto aos gritos extensos e embebidos de eco. Apesar de sempre soturno e contemplativo, em cima do palco, o Sigur Rós deu combustível às dinâmicas e até os ruídos e barulhos – como os gerados pela guitarra tocada com arco de violino, não com o deboche de Jimmy Page no Led Zeppelin, mas com uma sensibilidade capaz de extrair candura até da guitarra mais distorcida – soaram melódicos. O baterista, Orri Páll Dýrason, acabou a apresentação sem camiseta e exausto depois da catarticamente intensa “Popplagið”.

No atual estágio da carreira, o Sigur Rós vive um revisionismo da discografia. Depois que o tecladista Kjartan Sveinsson saiu, em 2013, a banda não lançou nenhum disco (o último é Kveikur, de 2013) e segue se apresentando com um setlist que abrange tudo o que foi feito (os próprios integrantes do Sigur Rós já revelaram a possibilidade de que esta seja a última turnê extensa do grupo). Bom para os fãs órfãos brasileiros, que puderam suprir a falta da banda com um show multifacetado.

Em São Paulo, o Sigur Rós foi ritualístico. Não exatamente porque demandou algum tipo de “elevação”, mas porque cumpriu os termos do ritual: transportou milhares para um universo raro de reflexão e contemplação, em que tudo era subjetivo e pessoal, ainda que o sentimento emanado do palco fosse o mesmo. Apesar de uma atividade coletiva, o show do Sigur Rós foi extremamente baseado na experiência individual – não houve momentos de “cantar junto” e nem a narrativa sonora foi tão enfaticamente compartilhada pelos presentes. Tudo tão inusitado quanto a devoção de milhares de brasileiros a uma banda que é cultural e sentimentalmente distante como a ilha fria e minúscula de onde vem.