Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Silêncio de Bolsonaro em eleição de Biden chama atenção da imprensa internacional

Presidente brasileiro está ao lado de Vladimir Putin e Xi Jinping na falta de pronunciamento sobre a vitória do democrata

Redação Publicado em 10/11/2020, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete/Getty Images) e Joe Biden durante discurso da vitória (Foto: Reprodução/Youtube)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete/Getty Images) e Joe Biden durante discurso da vitória (Foto: Reprodução/Youtube)

Após o anúncio da vitória de Joe Biden, do partido Democrata, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, no último sábado, 7, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o resultado - fato que não passou despercebido para a imprensa internacional.

Sem nenhuma declaração sobre o resultado da eleição estadunidense e a derrota de Donald Trump, Bolsonaro está entre os poucos líderes mundiais ainda em silêncio, como destacam grandes veículos da imprensa mundial.

+++ LEIA MAIS: Bolsonaro vira piada internacional por escândalo com dinheiro na cueca

No The Economic Times, o presidente brasileiro, chamado de Trump dos trópicos” na mídia estrangeira, analistas comentaram o isolamento político de Bolsonaro causado pela vitória de Biden. “O silêncio de Bolsonaro falou o bastante”, publicaram.

O mesmo foi destaque na CNN norte-americana. De acordo com a emissora, além do brasileiro, Vladimir Putin, da Rússia, Xi Jinping, da China, Recep Tayyip Erdoğan, da Turquia também seguem em silêncio. “Com a saída de Trump, Bolsonaro perde um aliado diplomático e se vê diante de um presidente dos EUA com um foco renovado nos direitos humanos e no meio ambiente”, analisou em matéria.

+++ LEIA MAIS: Bolsonaro repete Trump em dia com mais de 1 mil mortes por Covid-19: ‘Direita toma cloroquina, esquerda toma tubaína’

Em artigo, o India Today apontou como “os dois líderes dos maiores países da América Latina”, Bolsonaro e Andrés Manuel López Obrador, do México, “ambos amigáveis” com Trump, ainda não parabenizaram Biden. O mexicano deseja aguardar o fim das disputas legais sobre o resultado da eleição para se pronunciar.

Outros veículos internacionais que citaram a demora de Bolsonaro em enviar as parabenizações foram Vox, Reuters e BBC.

Segundo dados do Jornal Nacional, esse é o maior período de demora na parabenização diplomática nos últimos 40 anos. O prazo médio é de, no máximo, um dia após a comunicação do resultado.


+++ MANU GAVASSI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

+++‌ ‌SIGA‌ ‌NOSSO‌ ‌SPOTIFY‌ ‌-‌ ‌conheça‌ ‌as‌ ‌melhores‌ ‌ seleções‌ ‌musicais‌ ‌e‌ ‌novidades‌ ‌mais‌ ‌quentes