Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

SIM São Paulo revela 44 artistas escolhidos para congresso de 2020; veja line-up e como assistir [EXCLUSIVO]

Semana Internacional da Música promove evento online com mais de um mês de duração - e escolheu, como atração, músicos 12 países

Yolanda Reis | @_ysreis Publicado em 15/10/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
(De cima, sentido horário): Dingo Bells (RS); Os Fulano (PB); Nic Dias (PA); Oh César (AC) - fotos de divulgação da SIM São Paulo v
(De cima, sentido horário): Dingo Bells (RS); Os Fulano (PB); Nic Dias (PA); Oh César (AC) - fotos de divulgação da SIM São Paulo v

A Semana Internacional de Música de São Paulo divulgou nesta quinta, 15, o line-up musical do SIM São Paulo 2020. Para a edição especial e online, foram selecionados 44 artistas do mundo inteiro (de 14 estados do Brasil e 12 países diferentes). 

A oitava edição do SIM São Paulo é bem diferente das anteriores: são mais de 70 painéis (workshows, debate, palestrar, meet ups) e 300 showcases de artistas. Considerado o maior evento musical da América Latina, em 2020 será totalmente online e acontecerá por mais de um mês, entre 3 de novembro e 6 de dezembro.

+++ LEIA MAIS: Os 25 melhores discos nacionais de 2019: Djonga, Black Alien e mais

Para seleção do line up musical, a SIM contou com os votos de dois Conselhos Consultivos: um nacional e um internacional com mais de 80 nomes. Entre os conselheiros brasileiros  estão jornalistas musicais, pesquisadores, produtores, diretores e organizadores de eventos culturais. 

"A ideia é apresentar um conteúdo inovador de várias partes do Brasil e do planeta, construído de forma coletiva, estimulando intercâmbios e expondo novas tendências musicais e novíssimos movimentos artísticos do mundo todo," diz o release do SIM São Paulo. "Cada artista ou evento poderá ser transmitido diretamente de sua cidade, ou da sede da SIM São Paulo durante o evento, sempre de acordo com os protocolos de segurança de cada local."

+++ LEIA MAIS: Como a pandemia de coronavírus afetou a indústria do rock no Brasil? Documentário detalha problemas do setor [EXCLUSIVO]

O congresso estará disponível na SIM Community - uma rede social musical com o objetivo de conectar músicos, empresários, jornalistas, produtores e curiosos. Os eventos musicais são gratuitos, e as palestras, workshops e restantes são pagos (e integrantes da SIM Community têm descontos). O serviço completo, com preço e endereço de acesso, está no final da matéria.

Confira o line-up musical da SIM São Paulo 2020 (edição virtual):

NACIONAIS

A TRANSE (ES)

A Transe é um duo formado por Francesca Pera e Fernando Zorzal de folk-tropical e pop psicodélico. Em outubro de 2019 lançou seu primeiro álbum “Hora Dourada”, que narra as paixões vividas na gestação, nascimento e puerpério, produção musical em conjunto com Gabriela Terra (My Magical Glowing Lens).

Instagram: @a.transe

MANOEL CORDEIRO E SONORA AMAZÔNICA (PA)

Manoel Cordeiro, ilha do Marajó (PA), 1955, atua como produtor musical e arranjador na Amazônia desde 1979, gravando centenas de discos, sendo fundamental e pioneiro em ritmos como a lambada e o brega. Gravou com Banda Carrapicho (AM), Beto Barbosa, Alipio Martins, Warilou e Fafá de Belém (PA).

Instagram: @manoelfcordeiro

BLACK MANTRA (SP)

O Black Mantra é uma big band de funk e soul paulistana formada em 2014 com dois discos, 2017 e 2020, com produção de BNegão. De lá pra cá a banda circula entre as noites e festivais trabalhando com repertórios autorais e convidando nomes de peso.

Instagram: @blackmantraband

LELLO BEZERRA (PE) 

Lello Bezerra (PE) é compositor, improvisador, cientista sonoro e artista educador. Em DesdeAté Então, seu primeiro álbum solo, Lello desenvolve um trabalho original que permite novas linguagens e texturas através de através de guitarras processadas por geradores de sub grave, graves, loops e outros

Instagram: @bezerralello

DINGO BELLS (RS)

Dingo Bells é uma banda de indie-pop da cena musical brasileira independente. A banda tocou no Festival Lollapalooza em 2016, abriu para a banda Maroon 5 (2016), para Ringo Starr e a banda Television (2011) e também tocaram no Japão (2013). O grupo lançou 2 EP, 9 vídeos, e 2 álbuns.

Instagram: @dingobells

JLZ (DF)

JLZ dedica sua carreira como produtor musical ao afrobeat e a uma gama de sons percussivos que compõem seu portfólio, tendo trabalhado com Linn da Quebrada, Baco Exu do Blues, Luedji Luna e ÀTTØØXXÁ. A qualidade do seu som já conquistou festas como Arrastão, Boiler Room e SUDAKA.

Instagram: @jlzmusic

AMANDA MAGALHÃES (SP)

A cantora, compositora, pianista e produtora musical Amanda Magalhães também é atriz na série nacional 3% da Netflix. Em 2020, lançou Fragma, seu álbum de estreia que une a música soul negra brasileira às influências norte-americanas, com participações especiais de Seu Jorge e Liniker.

Instagram: @amandzmagalhaes

MARISSOL MWABA (SC) 

Marissol Mwaba é mulher preta LGBTQIA+. Cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira de origem congolesa, com 9 anos de carreira a artista já lançou 2 álbuns e gravou nos discos de artistas como Chico César, Emicida, Rincon Sapiência e lançou um single em parceria com Fióti e Rael.

Instagram: @marissolmwaba

ELANA DARA (PR)

Multi-instrumentista, ilustradora, compositora e dona de uma voz potente e suavemente encantadora. Essa é talentosa Elana Dara, que com apenas 20 anos é considerada uma das grandes novas apostas da música brasileira. Acompanhada de seu violão, Elana lançou 3 singles, com menos de 2 anos de carreira.

Instagram: @elanadara

ROSABEGE (RJ)

ROSABEGE é uma banda de pop eletrônico formada em Niterói. Em 2019, a banda lançou seu álbum de estréia, acompanhado de um curta-metragem, “IMAGEM”. Nesse mesmo ano, realizaram uma turnê por várias cidades, como SP, BH, Uberaba e no RJ, no Circo Voador, abrindo o show da cantora Céu.

Instagram: @rosabege____

MOONS (MG)

Formado em 2016 o sexteto mineiro Moons vem se destacando na cena autoral nacional e começando a traçar um caminho internacional. Com três discos lançados no Brasil e os dois mais recentes Thinking Out Loud e Dreaming Fully Awake tendo sido lançados também no Japão e Europa.

OH CÉSAR (AC)

‘Oh CESAR‘ dança romanticamente entre os contrapontos do amor, dos vícios, das perdas e da redenção. Bebendo das fontes de Cohen, Gainsbourg, Ferry, Lynch, Jarmusch, ao vivo, ele canta e toca synth e guitarra acompanhando de um sample ou gravador de rolo.

Instagram: @oh_cesar_

NIC DIAS (PA)

Nic Dias é rapper e ativista. Iniciou a sua trajetória em 2017 e suas músicas abordam o protagonismo da mulher negra e indígena, trazendo em suas canções a lírica nortista periférica, cantando sobre suas experiências com o racismo e sexismo; mas também sobre seus sonhos e conquistas.

Instagram: @nicdiasmc

ÀIYÉ (RJ)

ÀIYÉ é como assina a baterista, compositora e produtora Larissa Conforto (Ventre/Paulinho Moska). Em 2020 lançou “Gratitrevas” pela Balaclava Records – Um registro íntimo e político gravado entre Portugal e Brasil, cujo show já passou por Lisboa, NY, SP, RJ, BA e MG.

Instagram: @aiyemusic

NATH RODRIGUES (MG)

Nath Rodrigues é multi-instrumentista, cantora, compositora e investigadora das artes cênicas. A artista dedica seu trabalho à canção, à música instrumental brasileira e à pesquisa de suas relações com o corpo em cena.

Instagram: @a_nathrodrigues

OS FULANO (PB)

Os Fulano é formado por Lucas, Thiago, Betinho e Jader. Juntos apresentam a essência da cultura popular nordestina com música e poesia, convidando todos pra dançar. Reconhecidos como a revelação do forró pé de serra, já realizou três turnês nacionais com shows nas principais casas do gênero.

Instagram: @osfulano

HIRAN (BA)

Hiran é um jovem rapper, cantor e compositor baiano, assumidamente gay, que acaba de lançar seu segundo disco Galinheiro. Apadrinhado por Caetano Veloso, Hiran já dividiu palco com gigantes e vem levando o nome de sua cidade, Alagoinhas, para o Brasil.

Instagram: @hiran

MAHAL PITA (BA) 

É produtor musical e artista transmídia, foi colaborador da BaianaSystem e atualmente dedica-se a projetos solo. Seus trabalhos têm ampliado discussões sobre novas possibilidades de cruzamento entre entretenimento, arte e política a partir da ressignificação de elementos da cultura afro-brasileira

Instagram: @mahalpita

LÉO DA BODEGA (PE)

Léo da Bodega é um “Filho de Olinda”, nascido no sítio histórico da cidade, vem desenvolvendo um trabalho que sintetiza o rap e a cultura pernambucana. Durante a pandemia lançou com expressivo destaque seus dois primeiros singles, “Lareira” e “Anjo”, agora está prestes a lançar sua primeira mixtape.

Instagram: @leodabodegaa

SANDYÂLE (SE)

SANDYALÊ é cantora e compositora de Aracaju – Sergipe. Em outubro de 2019 lançou seu segundo disco, Árvore Estranha, produzido por Dudu Prudente e que apresenta uma atmosfera new wave, baseada em baterias eletrônicas, sintetizadores e samples.

Instagram: @sandyale_

MARCOLA BITUCA (BA)

Artista baiano, Marcola Bituca, disponibilizou em junho de 2020, novo disco com influências do pagodão Golden Era. Os Últimos Filhos de Sião conta com participações de Rincon Sapiência, McDo vocalista da banda Afrocidade, Caboclo de Cobre e da rapper Cristal.

Instagram: @marcolabituca

MADEIRA MATHULA (SP)

Banda de música afro brasileira,enraizada na ancestralidade e na valorização dos saberes do nosso povo. Formada em 2018 é composta por 6 musicistas, pesquisadoras e pesquisadores da cultura popular brasileira com seus ritmos, danças,festas,tradições e expressões a força e a resistência do povo negro.

Instagram: @madeiramathula

JASPER E A GANA (SP)

Jasper e a Gana é uma banda de rock alternativo de Itatiba (SP) guiada pela narrativa negra trans não binária de Jasper Okan, junto à Ramone, no baixo, Léo Barboza, na bateria e Bruno Ferranti, na guitarra em uma jornada de afetividade e auto-conhecimento.

Instagram: @jaspereagana

SOUTO MC (SP) 

Em 2018, ganhou o troféu de melhor MC no 4º Prêmio Sabotage e foi uma das 50 selecionadas no edital Natura Musical para fazer seu primeiro álbum intitulado Ritual. Ainda em 2018 trabalhou com Emicida e Laboratório Fantasma na faixa “selvagem”. Em 2019 lançou seu primeiro albúm da carreira.

Instagram:@soutomc

GALI GALÓ (SP)

Gali Galó é expoente do Queernejo, lançou dois singles “Fluxo (Mulher do Futuro)” e “Caminhoneira” com mais de 80 mil plays. Após cinco anos de hiato pesquisando sobre sua nova persona artística, Gali Galó lança seu primeiro trabalho assumindo suas raízes caipiras e sua identidade não binária.

Instagram: @gali.musica

NILL (SP)

Nill é rapper e compositor com dez anos de trajetória e cinco trabalhos independentes consolidados na carreira solo: NEGRAXA (2016), Regina (2017), Good Smell (2018), Lógos (2019), e Good Smell Vol. 2 (2020). Além de compositor e MC, Nill ainda produz bases com seu alter ego denominado “O Adotado”.

Instagram: @nil_oadotado

FRANÇOIS MULEKA (SP)

Multiartista que em suas linguagens, expressa a singularidade de um estilo costurado por africanidades ancestrais, a tradição da música brasileira e o que ele denomina “futurismo primitivo”. Lançou 04 cds, 02 Eps e participou do cd de Luedji Luna , Chico César, Marissol Mwaba entre outros.

Instagram: @francoismuleka

MARABU (SP)

Marabu é MC e compositor, nascido e criado no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Em seu repertório o artista propõe perspectivas autênticas para a cena do funk paulista, reunindo referências musicais que vão da música dos terreiros ao samba rock de artistas como Jorge Ben e Branca Di Neve.

Instagram: @bandidaji

RAFAEU (SP)

Vindo do extremo leste de São Paulo, trazendo composições e sonoridades fluidas, orgânicas e cruas. No repertório ilustra algumas dores e alegrias de ser uma pessoa preta e colorida numa cidade cinza. Rafaeu compõe, arranja, canta, performa e ocupa os centros trazendo sua história, taí o ATO.

Instagram: @refaeu

TINNA RIOS (SP)

Tinna Rios começou cantando na igreja e foi para o meio secular onde fazia backing vocal para grupos de Rap.Em 2017 lançou seu primeiro single “Wake Up” que conta com mais de 70 mil streams e segue amadurecendo seu trabalho, prova disse é seu último lançamento: ”Mi Corazón”.

Instagram: @tinnarios

MA BOO (SP)

Mariana Teodoro Hilário, popularmente conhecida como Ma Boo, é cantora, compositora, MC, e educadora social,nasceu em 1993 na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo Foi através das Rodas de Samba, Batalhas de Rap, Bailes Black, Funk e Soundsystem, que a artista fez escola, sendo hoje reconhecida.

Intagram: @realmaboo

INTERNACIONAIS

RICARDO PITA (Equador)

Com tours pelo Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, França, Espanha, Argentina e Brasil, dividiu o palco com Jorge Drexler, Luis Alberto Spinetta, Babasónicos, Monsieur Periné, entre outros. Foi convidado a festival internacional Trova em Yucatán ao lado de Caetano Veloso e Natalialafourcade.

Instagram: @ricardopita1979

ANÍBAL ZOLA (Portugal)

Aníbal Zola é o pseudónimo para José Aníbal Beirão, músico do Porto, Portugal contrabaixista de formação, cantautor por paixão. É um projeto baseado no contrabaixo e na voz. As composições tentam fundir a música Sulamericana com elementos musicais portugueses como o fado ou a música tradicional.

Instagram: @anibalzola

MILONGAS EXTREMAS (Uruguai) 

Milongas Extremas é um quarteto de guitarras e vozes com espírito rock, caráter musical único e uma atitude de palco que expõe o extremo de suas milongas.

Instagram: @milongasextremas

TRAVIS JAMES (Canadá)

Travis James é um cantor e compositor de indie. Tem como principais inspirações Bob Dylan, Bruce Springsteen, John Mayer, Alec Benjamin, refletindo em suas composições intensas e solos marcantes. Seu último lançamento foi o single “End of The World”, que revela a luta por melhorias em tempos difíceis.

JUNO (Noruega)

JUNO é uma jovem banda composta por cinco músicos que se conheceram na prestigiosa Academia de Jazz de Trondheim, Noruega. Suas músicas pop cativantes combinam ritmos groovy complexos, rap e improvisação experimental. Todos esses elementos resultam em uma performance ao vivo emocionante e enérgica.

Instagram: @juno.band

SALAZAR (Espanha)

A voz de Bego Salazar, telúrica e cheia de “quejíos”, retorce as entranhas de terra velha. O piano neo-romántico, com um espectro inesperado entre o vanguardismo eléctrico e o arte sonoro. Um discurso contundente, Salazar é raiva que te dá força, que deslumbra luzes e sombras, que mexe a alma…

ANAN (México)

ANAN é o projeto solo da artista multidisciplinar mexicana Natalia Gómez, no qual, passando pelo Art Pop e pela eletrônica, traz seu próprio gênero musical utilizando batidas eletrônicas, looping de voz e sintetizadores, além de uma variedade de instrumentos acústicos.

Instagram: @anan_natalia

LA DAME BLANCHE (Cuba)

La Dame Blanche é o projeto da cantora e flautista cubana Yaite Ramos, herdeira do oratório da rumba afro-cubana, graças à influência musical de seu pai, diretor artístico do Buena Vista Social Club. Sua música é uma mistura explosiva de hip hop, dancehall, reggae e sons latino-americanos.

Instagram: @ladameblanche13

LXS FAMILIA (Argentina) 

A banda começou a partir de 2016, tocamos em vários festivais e locais de renome (Cosquin Rock, Baradero Rock, Ciudad Emergente, Provincia Emergente, La Bienal, Nueva Generacion, Groove, Matienzo, Niceto Club), capitais e no exterior, por exemplo em Corrientes, San Luis, La Plata, Córdoba.

Instagram: @lxsfamilia

EL REMOLÓN (Argentina) 

El Remolón é um músico e produtor independente argentino, com mais de 10 anos no cenário da música eletrônica orgânica latino-americana. Pioneiro do movimento da cumbia eletrônica junto ao selo Zzk Records, hoje dirige o selo Fértil Discos, com sede em Buenos Aires.

Instagram: @el_remolon

FRANK’S WHITE CANVAS (Chile) 

Dupla feminina de Pop Rock de Santiago do Chile, que em sua curta trajetória já se apresentaram em palcos do Mad Cool Festival na España e no Lollapalooza do Chile. Além disso a dupla tem compartilhado suas canções em turnês pelos EUA, Europa e em Chile.

Instagram: @frankswhitecanvas

INVERNADERO (Chile) 

Invernadero é um trio de rock nascido em Temuco em 2013, que mistura sons psicodélicos e progressivos, mudanças repentinas de ritmo e uma proposta ao vivo potente e visualmente estimulante. Possui 2 álbuns, o homônimo de 2015 e Entropía de 2019, onde colaborou o produtor Jack Endino.

JUANJO CORBALÁN CUARTETO (Paraguai) 

Juanjo Corbalán Quarteto é paraguaio, harpista e compositor, que atualmente coleta e recupera sons da música popular paraguaia, combinando elementos de ritmos paraguaios tradicionais, americanos latino-americanos e influências de linguagem histórica em música popular paraguaia, incorporando as influências históricas da língua latino-americana, incorporadas nos músicos históricos.

SIM São Paulo 2020:

Oitava edição do evento, 34 dias de programação, com: 

- Conferência: 70 painéis com palestras, keynotes, debates, workshops, meetups, sessões de pitch e Q&As;

- Atividades de Networking & Business: speed-meetings, reuniões agendadas, sessões de pitch de startups de música e tecnologia, artistas e festivais, além de longe de conexão, chats on-line;

- Programação artística:  mais de 300 showcases de artistas do mundo todo (showcases diurnos, programação colaborativa e coquetéis de networking). 

- Show de encerramento em 06/12

Acesso: 

.Programação de Conferência e Networking & Business - R$ 50,00 (Early Bird, apenas 200 credenciais, a partir de 31/08), R$ 250,00 (1º lote, até 30/09), R$ 350,00 (2º lote, até 31/10), R$ 450,00 (3º lote, a partir de 01/11).

Assinantes da SIM Community têm desconto de 30% na compra da Pro-Badge ou podem adquirir ingressos avulsos para as atividades (de R$ 5,00 a R$ 50,00)

.Programação artística: gratuito

Endereço: www.simsaopaulo.com

Data: de 03 de novembro a 06 de dezembro