Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sinatra encontra Gatsby em The Pianoman at Christmas, disco de Natal de Jamie Cullum [ENTREVISTA]

Em um mix de jazz, pop, clássico e Natal, músico apresenta trabalho digno de animar festas por todo lado

Yolanda Reis | @_ysreis Publicado em 06/12/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jamie Cullum em "Hang Your Lights" (Foto: Reprodução / YouTube)
Jamie Cullum em "Hang Your Lights" (Foto: Reprodução / YouTube)

A época mais mágica do ano bate na porta. É dezembro, quase Natal. Hora de tirar os enfeites da caixa, decorar a fachada com luzinhas piscantes, repartir um panetone e... Ouvir belas canções natalinas. Esse ano, e podemos agradecer Jamie Cullum por isso, poderemos ir além da Mariah Carrey ou John Lennon (pela milésima vez) e deleitar os ouvidos com o jazzy The Pianoman at Christmas, disco lançado em 20 de novembro.

The Pianoman at Christmaste faz sentir dentro de um musical, daqueles que você assiste com a família todos os anos nessa época. Logo na primeira faixa, "It's Christmas", se você fechar os olhos, quase se vê vestindo um belo conjunto de smoking ou um deslumbrante vestido vermelho, andando por uma festa cheia de figurões nos anos 1930, enquanto a neve roda pela janela. Uma visão colossal.

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes de Natal da última década, segundo o IMDb

Mas não por menos: o trabalho foi todo colossal, mesmo. Cullum começou simples, compondo sozinho no piano de casa. Mas depois, num ato corajoso e bem coordenado em meio à pandemia de coronavírus, teve toda a ajuda de uma sinfônica para trazer profundidade às músicas. Isso, é claro, sem deixar de lado o título do disco: o piano é sempre o destaque.

Foto: Ed Cooke

As faixas têm um quê de clássico, um quê de deslumbre, de 'chiqueza'.  "Hang Your Lights", primeiro single, te faz pensar em Gatsby, Armstrong, Duke, e, com toda certeza, Hollyday. Te coloca direto num salão boêmio, com bochechas coradas e dancinha gostosa. The Pianoman at Christmas é tudo que queremos de um disco de Natal. 

+++LEIA MAIS: 4 produções de Natal LGBTQ+ para assistir no streaming

Confira a entrevista de Jamie Cullum para Rolling Stone Brasil:

E aí, Jamie! A primeira coisa que quero saber... Adorei “Hang Your Lights”. Me levou aos loucos anos 20, com aquela batida de jazz e tudo. Você é um cara de música nostálgica, mas o que te fez virar seguir este caminho para esta música?

Eu queria que a música soasse como uma festa de Natal que você pudesse ouvir do lado de fora da boate que você está desesperado para entrar. A verdade é: não sou realmente um cara nostálgico, só um nerd da música, e sinto que o som de Ray Charles Big Band, combinado com o groove de Louis Prima, foi uma ótima receita para uma atrevido, atemporal e contagiante nova canção de Natal.

+++ LEIA MAIS: Cantora Simone reclama (com razão) de bullying todo ano por música 'Então É Natal': 'Me pegaram para Cristo'

Este foi seu primeiro single para The Pianoman At Christmas. Da música, e também do título... Podemos esperar um álbum jazz? Qual foi a sua principal ideia por trás disso?

É definitivamente um disco que fica no registro tradicional de jazz/pop da era de Tony Bennett, Nat King Cole e Frank Sinatra. Há muitos momentos de jazz nele e as canções foram todas escritas no espírito do Great American Songbook. Ironicamente, a faixa-título é a que se desvia disso e é orquestra,l cantor de piano, compositor e pop que visita Billy Joel, Ben FoldsTerritory. Este álbum também apresenta alguns dos músicos beat do mundo. Eu tive muita sorte.

+++ LEIA MAIS:Brian May revela que depressão o “engoliu” durante o Natal: "Tem alguma coisa sobre esse período do ano que me paralisa"

[Colocar ALT]
Foto: Ed Cooke

Você disse que escreveu essa música durante a quarentena. É muito interessante como cada artista teve uma maneira de lidar com o isolamento... Você pode me contar como foi para você? Como você se manteve produtivo e criativo?

Não foi algo que corri para fazer imediatamente. Eu estava mais preocupado com a segurança e o conforto da minha família. Mas, para mim, criatividade é uma maneira de fazer minha vida se encaixar, então é essencial para mim fazer algo apenas para permanecer são. Estas foram as canções que escrevi - talvez eu precise de algo aconchegante para escrever como um antídoto para todo o caos!

+++LEIA MAIS: Cansou de Simone? Dez músicas natalinas para renovar a playlist do feriado

Pianoman at Christmas foi um álbum feito por muitos, muitos músicos !! Existem violinos, violoncelos, bateria, tantas pessoas! Como foi trabalhar com tanta gente durante essa época estranha de Covid-19?

Era incomum porque não podíamos socializar no estúdio, estávamos sempre a dois metros de distância e separados por telas e máscaras. Fazer música é uma atividade MUITO social normalmente. Então, sim, parecia bizarro, mas estávamos todos muito felizes por ainda ter a oportunidade de fazer nosso trabalho.

+++ PLAYLIST: 12 músicas essenciais na cultura brasileira - mas censuradas durante a ditadura militar 

Uma pergunta clássica, mas boa: quem você tem ouvido? Especialmente durante a quarentena!

Uma banda britânica de Alt Folk chamada This is the Kit - a música “Keep Going” se tornou meu novo hino.

[Colocar ALT]
Foto: Ed Cooke

Este é um disco de Natal. É algo bastante interessante, porque é um momento muito pontual, e poucos artistas optam por lançar algo assim, que você pode explorar apenas por algumas semanas. Por que você fez isso?

Amo o desafio, como compositor, de criar algo atemporal e familiar, mas também aventureiro. Estava apenas fazendo minhas vontades. Realmente não considero as consequências comerciais! Amo alguns álbuns de música de Natal - Ray Charles, SufjanStevens, Andy Williams, Tony Bennett e Count Basie... Eu queria ver se poderia aumentar o conjunto de clássicos. Eu amo a magia e me pergunto o que eles trazem para o ambiente de Natal.

+++ LEIA MAIS: Superman deu um presente de Natal extremamente cruel para o Batman nas HQs; entenda

E qual você diria que foi a melhor parte de gravar The Pianoman at Christmas?

Ser capaz de criar essas canções sozinho no piano de casa, e depois poder ouví-las subir 20 níveis nas mãos de grandes músicos. É o melhor presente de Natal!

E depois do Natal, para 2021, já tem algo planejado? Alguma ideia de música, álbum, o que você quer fazer ...?

Espero que no próximo ano possamos fazer os shows que perdemos neste ano e, claro - mais composições, sempre mais composições!

+++ LEIA MAIS: Mariah Carey fará especial de Natal com Ariana Grande, Snoop Dogg e mais

Finalmente, algo mais para dizer?

"MERRY FUCKIN’ CHRISTMAS!!!"


+++ TICO SANTA CRUZ: 'A GENTE QUERIA PROVOCAR OS CONSERVADORES' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL