Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Skank, Fresno e mais: a origem do nome de 11 bandas brasileiras de rock [LISTA]

Muitas vezes o nome de um grupo surge de uma história interessante. Mas outras vezes nem tanto

Redação Publicado em 17/11/2019, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com Skank (Foto: Instagram/Reprodução) e Fresno (Divulgação)
Montagem com Skank (Foto: Instagram/Reprodução) e Fresno (Divulgação)

Uma das tarefas mais complicadas para qualquer banda é se autonomear. Afinal, um simples nome pode traduzir a essência de um grupo, bem como a mensagem que ele quer transmitir para o resto do mundo.

+++ LEIA MAIS: De Pink Floyd a Black Sabbath: Os 15 piores nomes originais de bandas famosas [LISTA]

Como dizem, o nome faz o artista. Sendo assim, explicamos a origem do nome de 11 bandas brasileiras de rock:

1. Barão Vermelho

Barão Vermelho era o codinome do piloto de caça alemão Manfred von Richtofen durante a 1ª Guerra Mundial. O "Ás dos ases" obteve mais vitórias em batalhas do que qualquer outro aviador. Mas a referência para o nome da banda, na verdade, veio do personagem Snoopy, que pilota um Sopwith Camel e luta contra o Barão Vermelho.

+++ LEIA MAIS: Ouça dez sucessos de Frejat no Barão Vermelho e em carreira solo


2. Charlie Brown Jr.

Outra referência ao Snoopy? Curiosamente, o nome Charlie Brown Jr. foi escolhido em 1992, quando Alexandre Magno Abrão, o Chorão, atropelou uma barraca de água de côco com o desenho do Charlie Brown, protagonista das tirinhas Peanuts. O "Júnior" foi acrescentado, nas palavras do vocalista, "por sermos filhos do rock".

+++ LEIA MAIS: Charlie Brown Jr. anuncia turnê em homenagem a Chorão


3. Engenheiros do Hawaii

A banda era formada essencialmente por alunos de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Eles queriam provocar os estudantes do curso de engenharia que só usavam bermudas de skatista e surfista - por isso, o nome Engenheiros do Hawaii.

+++ LEIA MAIS: Fragmentos de uma Engenharia Solo


4. Fresno

Segundo o guitarrista Gustavo Mantovani, o Vavo, o nome Fresno faz referência a uma cidade homônima da Califórnia, nos Estados Unidos. Posteriormente, os integrantes da banda descobriram que, na língua espanhola, há uma árvore chamada fresno (traduzida como freixo), enquanto um rio de Portugal carrega a mesma alcunha. Por isso, o segundo álbum do Fresno, lançado em 2004, é conhecido como O Rio, a Cidade, a Árvore.

+++ LEIA MAIS: Com novo disco, Fresno mostra que o emo está vivo e é bem-vindo: "A tristeza do adulto é mais verdadeira"


5. Legião Urbana

"Legião Urbana" deriva da frase "Romana Legio Omnia Vincit" ("Legionários Romanos a tudo vencem", em latim), proferida pelo imperador Júlio César. O nome foi pensado por Renato Russo e Marcelo Bonfá, que, ao fundar a banda, tinham a ideia de revezar os guitarristas e tecladistas, ou seja, formar uma "legião" de músicos.

+++ LEIA MAIS: As 35 maiores bandas brasileiras - segundo um site da Rússia


6. Los Hermanos

O nome foi escolhido por Marcelo Camelo, mas não vem acompanhado de nenhuma "história boa" para contar, como ele mesmo diz. "Também não é uma homenagem à música daquele compositor mexicano", brinca Rodrigo Amarante. Contudo, "Los Hermanos" ("os irmãos", em espanhol) reflete muito bem a relaçãode amizade construída pelos membros da banda ao longo dos anos.

+++ LEIA MAIS: Los Hermanos tem público de Paul McCartney e quebra recorde em despedida em São Paulo


7. Nação Zumbi

A banda anteriormente conhecida como Chico Science & Nação Zumbi, renomeada após a morte do vocalista Chico Science, em 1997, é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares. O músico Jorge dü Peixe, que tem sido responsável pelo vocal e sampler da banda, também acredita que seja um nome forte: "Nação Zumbi. Nação do Brasil, de Zumbi dos Palmares, mas também de zumbi quase acordado, mas não totalmente."

+++ LEIA MAIS: Clássico do Charlie Brown Jr. ganha nova versão com Marcelo D2 e Nação Zumbi


8. NX Zero

A banda foi, a princípio, apelidada de NX Zero Granada, pois o vocalista Di Ferrero tem uma tatuagem de granada com asas nas costas. Em 2004, após o lançamento do álbum Diálogo?, ela passou a ser conhecida somente como NX Zero, uma abreviação de "Nexo Zero", ou seja, a ausência de coerência.

+++ LEIA MAIS: NX Zero anuncia pausa na carreira por tempo indeterminado


9. Sepultura

A intenção dos irmãos Igor e Max Cavaleira era a de chocar os conservadores de Belo Horizonte, onde a banda foi fundada em 1984. Enquanto escutavam a música "Dancing on Your Grave" (traduzida como "Dançando Em Sua Sepultura"), do Motörhead, eles pensaram que o termo seria apropriado. Quando perguntaram o que a avó achava do nome, ela ficou apavorada!

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Com homenagem a Andre Matos, Sepultura mostra música nova e celebra heavy metal


10. Skank

A inspiração para o nome da banda veio de Bob Marley, com a música "Easy Skanking", traduzida como "Vá Com Calma". "Skunk" é uma das variações da erva Cannabis Sativa, da qual é obtida uma maconha com maior concentração de substâncias psicoativas.

+++ LEIA MAIS: Samuel Rosa anuncia separação do Skank e turnê de despedida: “É uma parada sem previsão de volta"


11. Ultraje A Rigor

Quando o vocalista Roger Moreira sugeriu que o nome da banda fosse "Ultraje", o então guitarrista da banda, Edgard Scandurra, sem entender muito bem a pergunta, comentou "Que traje? O traje a rigor?" Assim, o trocadilho acabou fazendo sucesso e eles assumiram a alcunha de Ultraje a Rigor.

+++ LEIA MAIS: Comediante ultrajante